Empreendimento recebeu R$ 483,3 milhões no 2º trimestre de 2014
Desde o início da construção, em 2007, até junho deste ano, já foram aplicados R$ 5,5 bilhões no empreendimento. Destes, R$ 2,5 bilhões foram investidos pela Anglo American e pela Ferroport (antiga LLX Minas-Rio) e R$ 3 bilhões pela Prumo.
“Com as obras de construção da infraestrutura do Porto do Açu entrando na sua fase final, o porto se torna uma realidade e os esforços passam a se concentrar na preparação para o início da sua fase operacional. No canal do Terminal 2, a área operacional aguarda as últimas autorizações para começar a gerenciar a entrada e saída de navios de clientes”, destacou o presidente da Prumo, Eduardo Parente.
Entre os principais destaques do trimestre, estão as assinaturas de dois grandes contratos. Um com a Edison Chouest, empresa líder no segmento marítimo, para implantação de uma base de apoio offshore e um estaleiro de reparos navais para suas próprias embarcações. E outro com a NFX, JV constituída 50% pela Prumo e 50% pela BP, para ocupação de uma área de 215.079 m² na entrada do canal do Terminal 2.
Investimentos
A Prumo, empresa responsável pelo super porto, aplicou R$ 307,5 milhões na construção do Terminal 2 (T2) e na construção do quebra-mar do Terminal 1 (T1), e infraestrutura do Porto do Açu. Os valores foram investidos na construção do canal, quebra-mar, construção de cais do Terminal Multicargas (TMULT) e de nossos clientes. Além disso, as obras para implantação da Linha de Transmissão de 345 kV, que conectará o Porto do Açu ao Sistema Interligado Nacional, consumiram R$ 22,9 milhões no trimestre. Houve ainda investimentos em projetos de engenharia e gerenciamento de obras, gestão fundiária, segurança patrimonial e operação, despesas administrativas, sustentabilidade e pavimentação e manutenção de estradas.
A Prumo terminou o 2º trimestre de 2014 com um saldo em caixa e equivalentes de R$ 310,3 milhões e com endividamento de R$ 2,52 bilhões incluindo os juros e atualização monetária.
Porto do Açu
Investimentos
A Prumo, empresa responsável pelo super porto, aplicou R$ 307,5 milhões na construção do Terminal 2 (T2) e na construção do quebra-mar do Terminal 1 (T1), e infraestrutura do Porto do Açu. Os valores foram investidos na construção do canal, quebra-mar, construção de cais do Terminal Multicargas (TMULT) e de nossos clientes. Além disso, as obras para implantação da Linha de Transmissão de 345 kV, que conectará o Porto do Açu ao Sistema Interligado Nacional, consumiram R$ 22,9 milhões no trimestre. Houve ainda investimentos em projetos de engenharia e gerenciamento de obras, gestão fundiária, segurança patrimonial e operação, despesas administrativas, sustentabilidade e pavimentação e manutenção de estradas.
A Prumo terminou o 2º trimestre de 2014 com um saldo em caixa e equivalentes de R$ 310,3 milhões e com endividamento de R$ 2,52 bilhões incluindo os juros e atualização monetária.
Porto do Açu
Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações simultaneamente, o Porto do Açu está em construção em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 - offshore) e pelo Terminal 2 (T2 - onshore).
O T1 é composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. No terminal de minério de ferro do Porto do Açu, as obras contam com 80% de avanço. O quebra-mar também está em fase final de implantação. Além disso, já estão em fase final de testes, a filtragem e os equipamentos de pátio que farão o empilhamento, recuperação e o carregador de navios para o embarque de minério de ferro. O 1º embarque de minério no Porto do Açu está previsto para o final deste ano.
O T2 está sendo instalado no entorno de um canal para navegação, que já conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade atual de, pelo menos, 10 metros em toda sua extensão (chegando, na sua maior profundidade, a 14,5 metros). No local estão em andamento às obras para construção do canal de acesso, bacia de evolução, construção dos blocos de concreto que serão utilizados no quebra-mar e a implantação da linha de transmissão. Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar ferro gusa, carga de projetos, carvão mineral, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo.
O T1 é composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal de acesso e bacia de evolução. No terminal de minério de ferro do Porto do Açu, as obras contam com 80% de avanço. O quebra-mar também está em fase final de implantação. Além disso, já estão em fase final de testes, a filtragem e os equipamentos de pátio que farão o empilhamento, recuperação e o carregador de navios para o embarque de minério de ferro. O 1º embarque de minério no Porto do Açu está previsto para o final deste ano.
O T2 está sendo instalado no entorno de um canal para navegação, que já conta com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade atual de, pelo menos, 10 metros em toda sua extensão (chegando, na sua maior profundidade, a 14,5 metros). No local estão em andamento às obras para construção do canal de acesso, bacia de evolução, construção dos blocos de concreto que serão utilizados no quebra-mar e a implantação da linha de transmissão. Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar ferro gusa, carga de projetos, carvão mineral, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo.
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