quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Meningite: mais de 40 mil crianças vacinadas

A Secretaria Municipal de Saúde vacinou de graça, mais de 40 mil crianças contra doenças respiratórias graves e meningite pneumocócica, desde 2009. Com isso, promoveu a redução de mais de 50% das meningites que são prevenidas por vacinas. Outros impactos foram a redução do índice de mortalidade infantil pós-neonatal em 40%, a redução a zero dos casos de meningite pneumocócica em 2010 e a redução de quase 60% do índice de internação por pneumonias.

- Nós não temos surto de meningite em Campos. O que temos são casos isolados de meningites por tipos de bactérias diferentes. Para todos os casos de meningite houve redução, em relação à media de 60 casos por ano, antes de 2009. Hoje, não chegam a 40 casos de todos os tipos de meningite, inclusive as que são e não são prevenidas por vacinas. Mesmo assim, houve redução de uma forma geral – informou o infectologista e diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.

Ele afirma que a Vigilância é sensível e atuante, sempre extrapolando sua atuação. “Se percebermos que há alguma alteração no padrão epidemiológico das doenças, com certeza iremos fazer o alerta”, acrescentou Charbell.

Este ano, foram registrados 34 casos de meningite em Campos, sendo sete pelo meningococo. “Ainda assim, descartamos veementemente a ocorrência de surto na nossa cidade. A Secretaria de Saúde continua atenta e tomando todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde”, afirmou o diretor de Vigilância em Saúde.

Fonte: Campos 24 Horas/Show Francisco




Nenhum comentário: