terça-feira, 4 de novembro de 2014

Campos inicia vacinação contra a febre aftosa nas propriedades rurais

Seca na região não é empecilho para imunizar os animais contra a doença

Começou nesta segunda-feira (03/11), em Campos, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que prossegue durante todo o mês de novembro. O lançamento aconteceu na localidade de Campo Novo. A meta da Secretaria Municipal de Agricultura é vacinar gratuitamente, 35 mil bovinos com até 24 meses, de pequenos produtores que tenham até 70 animais.

De acordo com o secretário Eduardo Crespo, a seca que atinge os estados da Região Sudeste do país não é empecilho para imunizar os animais, mesmo que o rebanho tenha perdido peso em relação à vacinação em maio.

“Não há problema, o importante é não deixar de imunizar o rebanho”, destacou o secretário. Vinte técnicos da Secretaria de Agricultura estão comparecendo às propriedades.

Ao todo, serão beneficiados 1.500 pequenos produtores, que poderão agendar a vacinação com os mesmos vacinadores que realizaram o trabalho nos anos anteriores. A febre aftosa é uma das doenças de animais mais contagiosas e pode causar importantes perdas econômicas aos produtores.

A faixa etária a ser vacinada representa 40% do rebanho do estado, que chega a cerca de 720 mil cabeças. Nesta campanha espera-se que cerca de 250 mil animais, cerca de 90 mil somente em Campos.

A Febre aftosa é uma doença viral e contagiosa que atinge animais de cascos bipartidos, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Quando acometidos pela doença, o animal apresenta dificuldade de caminhar e adquire aftas na cavidade oral, tetas e cascos. O conjunto de sintomas levam à diminuição da produção de leite e perda de peso.

O Brasil não registra nenhum caso da doença desde 2006 e em 2015, pode ser reconhecido como área livre de febre aftosa com vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ururau/Show Francisco
Postado por: LAILA NUNES
Fonte: REDAÇÃO/ASCOM
Carlos Grevi




Nenhum comentário: