segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Cabo Frio começa em março a campanha de vacinação contra HPV

Desta vez, a imunização será para meninas de 9 a 11 anos e somente nos postos de saúde

A Prefeitura de Cabo Frio começa na primeira semana de março mais uma campanha de vacinação contra o vírus papiloma humano (HPV) no município. Ao contrário do ano passado, quando a vacinação foi realizada com meninas de 11 a 13 anos, desta vez, a imunização será para meninas de 9 a 11 anos.

A campanha será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a coordenadora de Imunização de Cabo Frio, Patrícia Freitas, a determinação de ampliar a faixa etária para a vacinação é do Ministério da Saúde, que optou por realizar a imunização estendida.

- A vacina entrou para o calendário nacional de vacinação, e a partir de 2016, ela será destinada apenas para meninas de 9 anos de idade. Como ela começou a ser introduzida no calendário no ano passado, optou-se por ampliar a faixa etária para proteger um número maior de mulheres – disse Patrícia.

Outra mudança adotada em relação à campanha realizada em 2014, é que a vacinação não será feita nas escolas, como aconteceu no ano passado. Desta vez, a vacina contra o HPV estará disponível apenas nas unidades de saúde do município. A vacina será aplicada em três doses, sendo a segunda seis meses após a primeira dose, e a terceira, cinco anos depois.

- É importante lembrar que a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, e por isso, a importância do uso do preservativo continua – frisou Patrícia Freitas.

Não há contraindicação para receber a vacina. Porém, a única recomendação é de que a jovem não esteja grávida. Para receber a imunização é necessário que a adolescente leve um documento de identificação e tenha a autorização de um dos responsáveis. Como a faixa etária diminuiu e a vacina não será realizada nas escolas, a Secretaria Municipal de Saúde irá intensificar a campanha aos sábados. O primeiro sábado estratégico já foi agendado para 21 de março, quando os pais poderão acompanhar as adolescentes até um posto de saúde.

- Como ampliou a faixa etária, seria impossível realizar a vacinação nas escolas, já que para vacinar meninas de 9 anos, fazem parte do público-alvo adolescentes que cursam o primeiro segmento do ensino fundamental e são quase 100 escolas no município. Vamos estender a vacinação para alguns sábados estratégicos para que os pais, que trabalham fora, também possam acompanhar suas filhas – explicou Patrícia.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de cem tipos. Desse total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. A vacina que está sendo aplicada no Brasil protege contra quatro tipos de vírus do HPV – 6, 11, 16 e 18. Dois deles, o 16 e o 18, respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, segundo o Ministério da Saúde. Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência da doença.

Fonte: Terceira Via/Show Francisco



Nenhum comentário: