domingo, 1 de março de 2015

A última jornada

Reprodução

Cássio Peixoto

Morreu na última sexta-feira aos 83 anos um dos maiores símbolos da cultura pop de todos os tempos e o responsável por apresentar o universo nerd para milhares de crianças e jovens. Leonard Nimoy fez história na televisão e no cinema com o personagem Spock, da série Jornada nas Estrelas. Ao lado de William Shatner, o Capitão Kirk, Nimoy viveu aventuras fantásticas e se tornou um dos atores mais amados de todos os tempos.
A causa da morte foi o estágio final de doença pulmonar crônica obstrutiva. Na semana passada, Nimoy foi internado às pressas em um hospital de Los Angeles, EUA, após sentir fortes dores no peito.

No ano passado, ele revelou em sua conta no Twitter ter uma grave doença no pulmão. "Parei de fumar 30 anos atrás. Não cedo o suficiente. Eu tenho COPD [doença pulmonar obstrutiva crônica]. O vovô aqui diz pare agora!", escreveu.

Apesar do sucesso no cinema, foi na televisão que Leonard Nimoy pavimentou a sua estrada. O personagem Spock era um dos astros da série de TV Jornada nas Estrelas, que só depois ganhou as suas versões no cinema. Leonard Nimoy também fez outra série, Missão Impossível, que apesar do estrondoso sucesso não superou Jornadas nas Estrelas em audiência.

O senhor Spock foi o personagem do qual Nimoy não conseguiu se livrar. O ator lançou dois livros, um em 1985 chamado "Eu Não Sou Spock" quando ainda parecia tentar fugir do personagem. Dez anos depois lançou outro livro: "Eu Sou Spock" e afirmou que tinha muito orgulho de sua participação na série. Nimoy também passou para trás das câmeras e dirigiu o terceiro e quarto longas de "Star Trek", sendo que "Star Trek IV: a volta para casa" foi, então, o filme de maior sucesso da franquia no cinema.

Além dos filmes de Jornadas nas Estrelas, ele também dirigiu os filmes "Coisas engraçadas do amor", com Gene Wilder, e "Três solteirões e um bebê", de 1987, uma das comédias de maior bilheteria da época.
A famosa saudação de Spock também marcou época, e hoje é uma espécie de saudação nerd. O ator revelou em uma entrevista que inventou a saudação, pois, quando, criança viu rabinos utilizarem a mesma saudação e isso o marcou. Na série também imortalizou a frase "vida longa e próspera" que seguia cada saudação e cumprimento que fazia.

Se Spock primava pela lógica e pela razão e era desprovido de emoções, o mesmo não pode ser dito de Leonard Nimoy. Diretor carismático, escritor e poeta, o alter ego do vulcaniano deixa uma legião de fãs que aprendeu de uma forma racional a lógica, que nada é para sempre, infelizmente.
O DiárioNF/Show Francisco



Nenhum comentário: