sábado, 21 de março de 2015

Almoço de Páscoa vai pesar no bolso do consumidor brasileiro

As maiores variações de alta foram observadas na batata inglesa e cebola

(Foto: www.donagiraffa.com)


O almoço de domingo de Páscoa vai ter um peso no bolso dos consumidores brasileiros: 25,03% a mais, em média, este ano, em relação a 2014, de acordo com estudo divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). De acordo com a sondagem, as maiores variações de alta foram observadas na batata inglesa (63,49%) e cebola (30,44%).

Para quem não abre mão da tradicional ceia nesta época do ano e não quer gastar muito, o conselho é adiantar as compras. A expectativa dos comerciantes do Mercado Municipal, no Centro de Campos, é que os preços aumentem em até 30% com a proximidade da data. O comerciante Gilberto Guimarães, que mantém um box no local há mais de 20 anos, convoca os consumidores a se adiantarem para evitar o tumulto e aproveitar os melhores produtos.


“As pessoas devem comprar com antecedência para evitar a multidão. Além disso, será mais bem atendido e vai encontrar produtos mais frescos. Se deixar para em cima da hora vai ter que levar na condição que estiver”, aconselha o comerciante.
Segundo Guimarães, os dias com maior movimento são quinta e sexta-feira, registrando aumento de até 300% em relação ao público que passa pelo Mercado normalmente.


A dona de casa Ester Freitas, disse que começou, nesta sexta-feira (20), uma pesquisa de preços dos itens mais procurados para a Semana Santa. “O valor da batata variou muito, só aqui dentro do Mercado. A mais cara saiu por R$ 2, enquanto a mais barata seria comprada por R$ 1,49”. Ela afirmou que o melhor é pesquisar.
Patricia Barreto/Show Francisco



Nenhum comentário: