Trajeto entre as duas cidades ainda não saiu do papel após 34 anos e deveria ser entregue em junho
Sem sair do papel há 34 anos, a ponte que liga os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, terá as obras retomadas. Em junho, mês em que deveria ser entregue pronta, a Ponte da Integração, deve voltar a ter trabalhadores em seu canteiro. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), a partir da retomada das obras, o novo prazo de conclusão é de mais doze meses.
A equipe do Terceira Via esteve em São João da Barra recentemente e presenciou a falta de atividades e ainda algumas peças abandonadas na localidade de Caetá, que segundo moradores, seriam usadas por trabalhadores na ponte. Segundo o DER, a construção aguardava o cronograma de liberação de recursos do Estado e as obras serão retomadas em junho. A obra está orçada em cerca de R$ 105 milhões. Até o momento foram feitos serviços de topografia, fundações da estrutura e a implantação de oito pilares.
A inauguração das obras da nova ponte foi em 5 de junho de 2014 e a previsão era de que fosse concluída em junho deste ano, mas os serviços estão parados há cerca de seis meses. No local, funcionários da Premag, empresa vencedora da licitação, confirmaram que o motivo da paralisação é a falta de liberação de verbas para o andamento do serviço. Os funcionários que conversaram com a reportagem do Terceira Via, no escritório da empresa, não quiseram se identificar.
Segundo a secretaria de Obras de SJB, o tabuleiro da ponte vai ter 1.344 metros de comprimento e 16,20 metros de largura, que engloba duas faixas de acostamento, uma faixa de pedestre e duas faixas de rolamento. A ponte vai ligar a RJ-196, de Conceição de Macabu até Barra do Itabapoana e vai ligar também a RJ-240 no trecho de Caetá.
Ponte demora mais de 30 anos para ficar pronta
O novo projeto da ponte substitui o original - iniciado em 1981 - mas interrompido por questões ambientais. De acordo com a Prefeitura de São João, a antiga Ponte João Figueiredo chegou a ter os pilares erguidos e, no projeto, possui 7 km de viaduto que passa em uma área que fica alagada no período de cheia do Rio Paraíba. Além disso, o projeto previa a construção de um dique para determinados trechos, o que também seria inviável por motivos ambientais. Por isso, a construção foi paralisada e um novo projeto para ligar as duas cidades começou a ser traçado.
A ideia do desenho da ponte atual tem como objetivo não interferir no meio ambiente e a promessa é que seja mais econômico. Outro fator é que a mudança do local de construção aumentará em apenas 4,5 Km a distância entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, se comparado ao antigo projeto. Atualmente, para ir de uma cidade à outra é preciso passar por Campos em um trajeto de mais de uma hora.
Terceira Via/Show Francisco
Sem sair do papel há 34 anos, a ponte que liga os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, terá as obras retomadas. Em junho, mês em que deveria ser entregue pronta, a Ponte da Integração, deve voltar a ter trabalhadores em seu canteiro. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), a partir da retomada das obras, o novo prazo de conclusão é de mais doze meses.
A equipe do Terceira Via esteve em São João da Barra recentemente e presenciou a falta de atividades e ainda algumas peças abandonadas na localidade de Caetá, que segundo moradores, seriam usadas por trabalhadores na ponte. Segundo o DER, a construção aguardava o cronograma de liberação de recursos do Estado e as obras serão retomadas em junho. A obra está orçada em cerca de R$ 105 milhões. Até o momento foram feitos serviços de topografia, fundações da estrutura e a implantação de oito pilares.
A inauguração das obras da nova ponte foi em 5 de junho de 2014 e a previsão era de que fosse concluída em junho deste ano, mas os serviços estão parados há cerca de seis meses. No local, funcionários da Premag, empresa vencedora da licitação, confirmaram que o motivo da paralisação é a falta de liberação de verbas para o andamento do serviço. Os funcionários que conversaram com a reportagem do Terceira Via, no escritório da empresa, não quiseram se identificar.
Segundo a secretaria de Obras de SJB, o tabuleiro da ponte vai ter 1.344 metros de comprimento e 16,20 metros de largura, que engloba duas faixas de acostamento, uma faixa de pedestre e duas faixas de rolamento. A ponte vai ligar a RJ-196, de Conceição de Macabu até Barra do Itabapoana e vai ligar também a RJ-240 no trecho de Caetá.
Ponte demora mais de 30 anos para ficar pronta
O novo projeto da ponte substitui o original - iniciado em 1981 - mas interrompido por questões ambientais. De acordo com a Prefeitura de São João, a antiga Ponte João Figueiredo chegou a ter os pilares erguidos e, no projeto, possui 7 km de viaduto que passa em uma área que fica alagada no período de cheia do Rio Paraíba. Além disso, o projeto previa a construção de um dique para determinados trechos, o que também seria inviável por motivos ambientais. Por isso, a construção foi paralisada e um novo projeto para ligar as duas cidades começou a ser traçado.
A ideia do desenho da ponte atual tem como objetivo não interferir no meio ambiente e a promessa é que seja mais econômico. Outro fator é que a mudança do local de construção aumentará em apenas 4,5 Km a distância entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, se comparado ao antigo projeto. Atualmente, para ir de uma cidade à outra é preciso passar por Campos em um trajeto de mais de uma hora.
Terceira Via/Show Francisco
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