segunda-feira, 1 de junho de 2015

Campistas apoiam projeto que pode tornar crime porte de armas brancas

Polícia Militar não tem dados sobre crimes cometidos com o uso dessas armas em Campos


A morte do médico Jaime Gold, assassinado com várias facadas em um assalto no Rio de Janeiro, reabriu a discussão sobre a criminalização do porte de armas brancas no país. Devido ao grande número de crimes praticados com o uso de facas, canivetes e outros utensílios considerados ‘armas brancas’, um projeto de lei quer prender quem for pego com estes materiais.

Em Campos, a Polícia Militar não tem estatísticas sobre crimes cometidos com facas e outros materiais do tipo. Mas a reportagem do Terceira Via ouviu a opinião de alguns campistas, que foram a favor da punição. Veja o que eles disseram:

“Eu sou a favor da lei porque sou um trabalhador e homem de bem e pode vir uma pessoa com uma faca pra tirar minha vida. A faca também mata. Acho que essa lei vai ser boa pra quem é de bem”. 
Carlos Roberto Ribeiro, eletricista.



“Eu concordo com a lei, porque imagina se a pessoa está andando na rua e de repente vem alguém com uma faca para roubar. Sou muito a favor e acho que deveria valer imediatamente”.
Márcia Duarte de Sá, secretária.


“Eu não consigo imaginar uma pessoa de bom coração andar com uma faca. E quem trabalha com este instrumento não anda com ele pelas ruas também. Só anda com faca quem tem intenção de usar. Acredito que ninguém de bom coração seria punido". 
Jumara de Soulsa Pereira, desempregada.

Projeto de lei

Atualmente o porte de armas de fogo é o único que é proibido no país. Por causa dos crimes cometidos com as chamadas ‘armas brancas’, os deputados estaduais do Rio de Janeiro querem que um projeto de lei federal – que proíbe o porte dessas armas - seja votado no Congresso Nacional. O Projeto de Lei prevê pena de três meses a um ano e multa para quem for pego com estas armas nas ruas. A proposta tem exceções para quem usa facas no trabalho.


Terceira Via/Show Francisco



Um comentário:

Anônimo disse...

Será que adiantaria? Afinal, porte de arma de fogo é crime, mas os marginais nao deixam de usar em crimes. Todos os dias ouvimos falar de assaltos a mao armada e até homicídios. O problema todo é a falta de policiamento. Poucos policiais, ganhando pouco. Aí complica.