sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Prumo vende 20% do Terminal de Petróleo do Porto do Açu

O acordo foi firmado com a empresa Oiltanking por US$ 200 milhões

A Prumo, empresa que administra o Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra, anunciou nesta quinta-feira (6) que firmou acordo para venda de 20% Terminal de Petróleo (TOIL) do Porto por US$ 200 milhões para a Oiltanking, empresa com sede na Alemanha controlada pela Marquard & Bahls.

Segundo o comunicado da Prumo encaminhado à imprensa, a Oiltanking irá gerenciar as operações de transbordo que serão feitas no terminal.

“A Prumo conta agora com um parceiro de classe mundial para atender as principais empresas do mundo e ajudá-los a encontrar soluções para os desafios técnicos da produção de petróleo em águas profundas. Acreditamos no nosso investimento na Prumo, e a venda da participação minoritária na subsidiária possibilitará uma melhor avaliação da companhia em relação ao seu atual valor de mercado. O TOIL é apenas uma das oportunidades de negócio que o Porto do Açu pode oferecer para o pré-sal”, disse Robert Blair Thomas, CEO do EIG Global Energy Partners.

O TOIL, que está instalado no Terminal 1 (T1), irá dividir a infraestrutura com o terminal de minério de ferro do Porto do Açu, que começou a operar em 2014. A operação do TOIL está prevista para agosto de 2016 com o transbordo de 200 mil barris de petróleo por dia produzidos pela BG Group, empresa petrolífera, nos campos do pré-sal. O contrato, que foi assinado com a petroleira no início de junho por 20 anos, prevê ainda a possibilidade de expansão para 320 mil barris por dia.

A operação do terminal de transbordo de petróleo é uma alternativa que o Porto do Açu oferece aos produtores de petróleo, que atualmente precisam fazer este tipo de operação em lugares como Uruguai e Caribe, tornando o procedimento mais caro e mais arriscado para o meio ambiente.

Oiltanking

A Oiltanking é a segunda maior empresa independente no mundo de armazenagem de derivados de petróleo, produtos químicos e gases. A empresa detém e opera 73 terminais em 22 países na Europa, Américas do Sul e do Norte, Oriente Médio, África, Índia e Ásia.

A Oiltanking está presente no Brasil desde 2008, por meio de sua subsidiária, Oiltanking Terminais, e oferece serviços para o setor de distribuição de combustíveis além de oferecer serviços de armazenagem para outros líquidos a partir do seu terminal em Vitoria, Espirito Santo.

Porto do Açu

O Porto do Açu começou a ser construído pelo empresário Eike Batista em 2007, mas após o colapso financeiro que levou à perda de grande parte do seu império, o projeto foi passado para a Prumo Logística S.A. (antes chamada de LLX), empresa controlada pela EIG Global Energy Partners LLC desde 2013. Dois anos depois, o investimento de R$ 1,8 bilhão (US$ 520 milhões) parece ter sido válido. Outras grandes empresas, como a Anglo American, BG Group e Votorantim Metais S.A. já se instalaram no Complexo Portuário.

O Complexo é o maior empreendimento portuário privado das Américas. Com 17 km de cais, 90 km² de retroárea — divididas em dois terminais: o Terminal 1 (T1 – terminal offshore) e o Terminal 2 (T2 – terminal onshore) — e profundidade de até 24 metros, o porto tem capacidade para receber grandes navios. A localização estratégica do Porto do Açu, próximo às Bacias de Campos e Santos, responsáveis por 80% da produção brasileira de petróleo, faz do empreendimento o melhor local para a instalação de indústrias do setor de óleo e gás.

O T1 é dedicado a movimentação de minério de ferro e petróleo, com berços construídos em 3 km de cais e que podem receber navios com calado de até 24 metros. Em operação desde outubro de 2014, o terminal já recebeu mais de 30 navios de minério de ferro para a Anglo American. O T1 também conta com projeto de armazenamento de petróleo e outros serviços de petróleo em terra.

O T2 é um terminal no entorno de um canal para navegação com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e até 14,5 metros de profundidade.

O Porto do Porto do Açu emprega atualmente cerca de 10 mil pessoas, sendo 3,5 mil já na operação das unidades. Quando estiver em operação plena, a previsão é que o Porto do Açu gere cerca de 40 mil empregos.

Terceira Via/Show Francisco




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