sábado, 31 de outubro de 2015

Seca não afetará abastecimento de água em Campos

A seca que vem assolando diversos municípios também reflete no abastecimento de água. Já em Campos, a Defesa Civil tranquiliza a população

Apesar da prolonga seca, considerada a pior nos últimos 90 anos, pois fez desaparecer lagoas e zerar as vertentes de água, a cidade de Campos não corre o risco de desabastecimento nem mesmo de racionamento de água. A informação é do comandante da Defesa Civil do município, Henrique Oliveira(foto), ao ser indagado se a cidade corre risco de desabastecimento ou racionamento de água, devido aos baixos níveis do Rio Paraíba do Sul e outros mananciais hídricos próximos da cidade.

Entretanto o comandante alerta que é necessário economizar água e explica porque é provável não ocorrer desabastecimento, ou racionamento conforme ocorre em algumas cidades da região Serrana Fluminense, em função do baixo nível dos rios, que em alguns trechos corre em filetes.

“Temos muitos rios, canais e lagoas com as cotas muito baixas devido a seca, e isso reduz a umidade do solo, tão necessária para o cultivo de alimentos e também para as pastagens, e isso tem provocado muitos transtornos e prejuízos para os produtores rurais e outras atividades no meio rural. Contudo, sobre o abastecimento de água na cidade, Henrique Oliveira não há risco de desabastecimento, nem mesmo racionamento. É que apesar do Rio Paraíba do Sul estar muito abaixo de sua cota, Campos tem o privilégio de ser a cidade onde o Rio tem seu trecho mais largo e profundo”, informa o comandante da Defesa Civil, que conclui:

“O local onde são instaladas as bombas da ETA (Estação de Captação e Tratamento de Água), no bairro da Coroa, fica na saída de uma das curvas mais acentuadas do Rio Paraíba do Sul e também num dos pontos mais profundos dele, que dica na cidade de Campos. Mesmo quando o rio está bem seco, com apenas aquele córrego no meio, como ocorreu até setembro, ali, é local de correnteza e muito profundo, sendo portanto um local com volume de água muito útil para o abastecimento. Temos ainda a favor do abastecimento da cidade que o leito do Rio Muriaé entra no Rio Paraíba do Sul a cerca de quatro quilômetros da Estação de Tratamento da Coroa e este rio recebe águas nas suas cabeceiras na Zona da Mata Mineira com mais frequência do que o Paraíba dos Sul”, observa Oliveira.

Plano de Contingência
Henrique Oliveira acrescenta que “além disso, a concessionária dos serviços de água e esgoto, a Águas do Paraíba, tem um Plano de Contingência para a cidade. Vale ainda ressaltar que Campos tem em seu subsolo um dos maiores reservatórios de água (aquíferos do Brasil). Atualmente, além da ETA da Coroa, parte da cidade e alguns distritos, tem abastecimento com água de captação subterrânea, como é o caso da grande região do Jóquei Clube, jóquei II, Novo Jóquei, e outros bairros abastecidos pela Estação de Tratamento na entrada enfatiza do bairro da Penha. Há ainda a ETA de Donana, do distrito de Travessão, e ainda a ETA de Boa Vista, que são Estações de grande vazão de água do subsolo e que numa emergência podem abastecer a cidade”, detalha Henrique Oliveira.
Foto: Filipe Lemos /Campos 24 Horas/Show Francisco



Nenhum comentário: