sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Desesperada, mãe ameaça se matar por não conseguir leite para filha

Criança recebe leite especial da prefeitura, mas mãe diz que alimento está em falta há um mês

“Estão brincando com a saúde. Estão brincando com coisa séria. Não é problema meu se os royalties diminuíram, eu quero garantir a vida da minha filha. Eu não aguento mais. Se a minha menina ficar internada sofrendo de novo, eu vou arranjar um jeito de me jogar da ponte para chamar atenção para o problema de Campos, porque isso tem que ser visto”. As palavras de desespero são da assistente administrativa Daniele Quintanilha, que assim como outras mães luta para conseguir um leite especial para a filha de três anos que tem intolerância alimentar.

A dificuldade da pequena Estella, de três anos, foi descoberto aos 15 dias de vida. Desde então, ela é uma das crianças beneficiadas com a distribuição de fórmulas especiais pela Prefeitura de Campos. O problema, segundo a mãe da pequena, é que a irregularidade na distribuição do leite – que já foi noticiada amplamente pelo Jornal Terceira Via e pela mídia de Campos – afeta diretamente a saúde da criança.

“Quem me dera que ela não tivesse problema nenhum, porque fome ela não ia passar e eu não ia ficar neste desespero que fico. Não é fácil viver esta situação, porque a criança está sempre debilitada e tem uma série de problemas de saúde. Ao ficar sem o leite, estes problemas aparecem de maneira rápida e vira este inferno que estou vivendo. Minha filha está sempre debilitada, começa com febre, as vezes vira pneumonia ou infecção no ouvido”, desabafou a mãe.

Distribuição do leite ainda não está em dia

Ainda segundo a assistente administrativa, ela e outros familiares fazem várias tentativas sem sucesso para conseguir o alimento. O leite estaria em falta há mais de um mês. “Cada hora que eu ligo eles falam uma coisa, mas têm alguns sinceros que logo nos avisam que não tem previsão da chegada do leite. Eles mandam a gente ficar ligando sempre. Nós temos que nos humilhar, como se estivéssemos pedindo esmola. A realidade é só uma: alguma coisa bem errada está acontecendo. Não existe planejamento”.

Críticas ao ex-secretário de saúde e vice-prefeito Chicão

Outro desabafo da mãe é contra o ex-secretário de Saúde e vice-prefeito de Campos, Doutor Chicão. “A impressão que a gente tem é que estes órgãos estão virando as costas para as necessidades. Vou procurar a Defensoria Pública e vou abrir um processo contra a prefeitura, mas sei que serei mais uma. O vice-prefeito Chicão é médico, será que ele rasgou o diploma dele? Não é possível que não enxergue isso que está acontecendo. Ele está ajudando a matar vidas. Nosso desespero é muito grande e parece que estão brincando com a gente”, finalizou a mulher.

Secretaria de Saúde informa que novas latas chegarão

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que fez todos os trâmites administrativos para aquisição das fórmulas especiais de nutrição. “As fórmulas vêm sendo distribuídas ao longo do ano. Na próxima semana, novas latas serão entregues aos pacientes. Este ano, mais de 36 mil latas de fórmulas especiais foram dispensadas, contemplando cerca de 500 pessoas. O serviço não é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas é um programa municipal, pago com royalties do petróleo”, informou um trecho da nota.
Terceira via/Show Francisco



Nenhum comentário: