quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Idoso pode ser primeiro caso de síndrome associada ao zika em Campos

Material do paciente seguirá nesta quinta para a Fiocruz. Paciente mora em Bom Jesus do Itabapoana

Segue em recuperação o paciente de 61 anos que está com suspeita de ter desenvolvido a síndrome de Guillain-Barré. Também há suspeita de que ele tenha tido zika há cerca de um mês. A confirmação da zika é possível com exame de sangue com até cinco dias de sintomas ou com exame de urina com até dez dias. Como no caso do idoso os sintomas da zika surgiram há cerca de 30 dias, agora apenas um exame com o líquido que já foi extraído da medula (líquido cefalorraquiano) poderá comprovar se ele teve zika. Caso confirmado, este será o primeiro caso na região de síndrome de Guillain-Barré associado ao zika vírus.

“O exame deste paciente será encaminhado para a Fiocruz, mas ainda não é garantido que a gente consiga chegar a um resultado para a zika por causa do tempo que já passou. O importante é que este paciente já está sendo tratado adequadamente e apresenta melhora. Precisamos agora é nos preparar e criar uma estrutura para lidar com esses casos e ter os medicamentos específicos, diagnóstico rápido e tratamento adequado”, explicou o médico Luiz José de Souza, diretor do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI).

O paciente mora em Bom Jesus do Itabapoana e não tem relato de viagens. Ele está internado no Hospital Geral Doutor Beda. Segundo a médica infectologista e coordenadora da comissão de controle de infecção hospitalar do Hospital Dr. Beda, Andreya Moreira, o paciente apresentou um quadro viral, há 30 dias, que indicava a suspeita de dengue ou zika vírus. “O paciente evoluiu há cinco dias com fraqueza muscular e paresia (perda parcial da motricidade) dos membros inferiores, com alterações do exame do líquor (líquido cefalorraquiano), compatíveis com a Síndrome de Guillain-Barré.”

CRDI – O Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas – que não abriu neste carnaval – voltou a funcionar normalmente na tarde desta quarta-feira de cinzas.
Terceira Via/Show Francisco



Nenhum comentário: