quinta-feira, 10 de março de 2016

Polarização deve marcar disputa das eleições deste ano no NF

Conheça os nomes que possivelmente vão disputar as eleições de outubro

Postado por: Fabiano Venancio
A disputa das eleições municipais deste ano no Norte Fluminense se prenuncia como polarizada, com algumas exceções, entre forças eleitorais e grupos políticos que há vários anos se digladiam na disputa pelas prefeituras das cidades da região. Em Campos, por exemplo, o tabuleiro da política local se mantém ainda num panorama de total indefinição. O grupo liderado pelo ex-governador Anthony Garotinho, por exemplo, terá pela frente uma oposição dividida em várias candidaturas.

Garotinho, secretário de Governo da prefeitura e presidente regional do PR, anunciou que ainda neste mês de março o candidato da situação será anunciado por meio de prévias. Pelo menos seis disputam a preferência. São eles: o vereador e líder do Governo na Câmara, Mauro Silva, que recentemente se filiou ao PSDB; o secretário de Controle Orçamentário, Suledil Bernardino; o vice-prefeito Dr. Chicão (PR); o vereador Edson Batista (PTB), presidente da Câmara Municipal; a vereadora Auxiliadora Freitas (PHS); o secretário de Administração e Gestão de Pessoas e vereador licenciado Fábio Ribeiro (PR); e o secretário de Desenvolvimento Social, Thiago Ferrugem.

Na oposição, o deputado estadual João Peixoto (PSDC), aliado do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), teve sua pré-candidatura anunciada num encontro no apartamento de Cabral no Leblon, bairro nobre da Zona Sul carioca.

Entre os oposicionistas, despontam também nomes como Geraldo Pudim (PMDB), Nildo Cardoso (PSD), Rafael Diniz (PPS), Alexandre Tadeu (PRB), Gil Vianna (PSB) e Rogério Matoso (PMB).

O ex-prefeito Arnaldo Vianna (de malas prontas para deixar o PDT e ingressar no PEN) manobra nos bastidores onde tenta encaixar a candidatura de seu filho, Caio Vianna. Arnaldo está impedido de disputar eleição devido à Lei da Ficha Limpa, que veta a candidatura de políticos que tenham contra si condenação em decisão colegiada em tribunal.

O ex-prefeito responde a vários processos na Justiça por abuso de poder e improbidade administrativa (desvio de verbas públicas), tendo sido condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), além de ter as contas rejeitadas na Câmara de Vereadores.

MACAÉ – Em Macaé, as projeções apontam para uma polarização entre dois candidatos. O atual prefeito Aluizio Junior (PMDB) vai ter que enfrentar o vereador Chico Machado (PSB), que adicionou combustível à sua candidatura, se aliando ao grupo do ex-prefeito Ríverton Mussi (PT do B).

Como Chico, há outros candidatos da oposição que prometem mostrar as mazelas do município na campanha eleitoral. São eles, o vice-prefeito Danilo Funke (Rede), Igor Sardinha (PRB), André Longobardi (PR), Zezé Abreu (PTB) e Christino Áureo (PSD).

SÃO JOÃO DA BARRA – polarização deve marcar a disputa em São João da Barra, onde o atual prefeito José Amaro Martins (PMDB), o Neco, rivaliza com a ex-prefeita Carla Machado (PT).

QUISSAMÃ – Em Quissamã, o ex-prefeito Armando Carneiro (PSC) volta ao cenário político para disputar a prefeitura com o atual prefeito Nilton Pinto (PR), o Furinga, assim como a ex-vereadora Fátima Pacheco (PT) e o vereador Marcelo Batista (PV), atual presidente da Câmara Municipal.

CARDOSO MOREIRA – Nestas eleições, briga do criador contra a criatura se reproduzirá em Cardoso Moreira. O atual prefeito Gegê Cantarino (DEM) tenta a reeleição contra seu ex-aliado, o vice-prefeito Renato Jacinto (PSDB), que se aliou ao ex-prefeito Gilson Siqueira para uma dobradinha na disputa deste ano.

SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA – Em São Francisco de Itabapoana, o atual prefeito Pedrinho Cherene (PMDB) igualmente concorre à reeleição contra uma candidata Francimara Barbosa Lemos.

SÃO FIDÉLIS – O prefeito Luiz Fenemê (PMDB) prepara o lançamento de seu candidato, em São Fidélis, entre três prefeitáveis: o mais cotado é o vereador Henrique de Mutango (PMDB), além do advogado e atual secretário de Saúde, Claudinei Bragança, e ainda o ex-vereador José Luis Moura Stellet (Zé Luiz Eletricista).

Na oposição, o nome que desponta como mais forte é do ex-prefeito Davi Loureiro (PR). Outros pré-candidatos são o ex-aliado de Fenemê, Gustavo Azevedo, neto do ex-prefeito Guilherme Tito de Azevedo, além do radialista Nélson Ferreira e do advogado e ex-vereador Elson de Souza Lages.

CARAPEBUS – Em Carapebus, o vice-prefeito Luiz Fragoso deve ser o candidato do prefeito Amaro Fernandes (PRB). Na oposição, despontam o vereador Bernardo Tavares e o ex-prefeito Eduardo Cordeiro, que deve lançar um candidato, caso não haja condições de concorrer por problemas na Justiça.

CONCEIÇÃO DE MACABU – Também em busca da reeleição, o prefeito de Conceição de Macabu, Cláudio Linhares (PMDB) deve enfrentar nas urnas a candidatura do atual presidente da Câmara de Vereadores, Kódia Ramalho (PV).
Campos 24 Horas/Show Francisco


Nenhum comentário: