domingo, 17 de julho de 2016

Informação mentirosa sobre meningite para vender vacina vira caso de polícia em Campos

DENUNCIA- disseminação de informações mentirosas para fazer pais correrem para comprar vacinas
Foto: Rodolfo Lins/Supcom

Uma informação mentirosa disseminada através de redes sociais e em alguns veículos de comunicação sobre o boato de surto de meningite que assustou a população de Campos esta semana, tem tudo parar se transformar num dos maiores escândalos na área de saúde privada da cidade. O caso já chegou ao conhecimento de autoridades da área policial.

Neste sábado (16), o secretário de Governo de Campos, Anthony Garotinho atribuiu os boatos sobre a existência do surto a uma empresa que comercializa vacinas com exclusividade na região. “A mentira tem um cunho político e de interesse comercial. Já fizemos a denuncia à Polícia”, disse Garotinho, ao participar do programa Entrevista Coletiva, na rádio Diário FM.

O programa contou ainda com a participação do secretário de Saúde Geraldo Venâncio e o responsável técnico da Vigilância em Saúde, Charbell Kuri, e o advogado Antônio Maurício Costa.

Segundo Garotinho, “as primeiras informações dão conta de que a empresa já teria disponibilizado 6 mil vacinas a R$ 700,00 cada dose em razão dessa boataria, infundindo pânico e desespero na população”.

Ainda de acordo com Garotinho, essa pessoa, será responsabilizada criminalmente. “Não posso aqui fornecer outras informações para não atrapalhar o trabalho de investigação da polícia, mas essa pessoa será responsabilizada criminalmente por estar infundindo pânico na população, com uma informação totalmente infundada veiculada nas redes sociais de que a cidade está vivendo um surto de meningite”.

O ex-governador disse ainda que um jornal do município “veiculou os boatos, mas depois foi obrigado a recuar porque viu que entrou numa canoa furada”.

Infectologista, Charbell Kuri demonstrou espanto ao se posicionar sobre o assunto, falando sobre os diferentes tipos de meningite e as manifestações da doença. “As pessoas precisam ler, estudar. Digo não apenas de pessoas leigas, mas médicos que me telefonaram para perguntar se precisavam comprar vacina. Meningite não dá em porta ou parede, mas na gente. Não há surto algum de meningite em Campos, mas de neurose”, alfinetou.

Segundo ainda Charbell, houve uma correria desenfreada de pessoas para compras de vacinas.

“A campanha de desinformação foi espantosa, com gente deixando de comer para comprar vacina. Em Campos, só no ano passado, morreram 1 mil pessoas de doenças cardiovasculares, outras 700 por acidentes de trânsito. Outras centenas de pessoas por outras doenças. Quatro morreram por meningite”, comparou Charbell.

Na próxima segunda-feira, dia 18, autoridades da área de saúde concederão uma entrevista sobre o gravíssimo boato. Participarão da coletiva: Geraldo Venâncio, secretário de Saúde; Nelio Artiles, infectologista; Mackoul Moussalem, neurocirurgião; e outros especialistas.

Não há confirmação da presença da meningite B circulando em Campos


De acordo com o infectologista e professor titular de doenças infecciosas da Faculdade de Medicina de Campos, Nélio Artiles(foto), não existe motivo real e concreto que justifique a vacinação em massa com a vacina ACWY ou Meningo B. Estas vacinas nunca foram ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em todo território nacional, e não há indicações neste momento, segundo os critérios do Ministério da Saúde, para sua implantação na rede pública de saúde.

A vacina Meningo C não está em falta na rede pública de saúde. Além disso, não há, no momento, a confirmação da presença da meningite B circulando em Campos. Todos os exames deram negativos para ela até agora, como alertou o responsável técnico da Direção de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.

Quem desejar vacinar seu filho com as vacinas ACWY e Meningo B, e puder fazê-lo, não está impedido, mas não há motivo para alardes ou pânico. “Ninguém precisa ficar desesperado se não tomar essas vacinas. A vacina que o SUS oferece é a Meningo C”, explicou o infectologista Nélio Artiles.

A Direção de Vigilância em Saúde está atuante no combate às meningites em Campos, e com altas taxas de cobertura vacinal. “As medidas preventivas do município vão além das recomendações do Ministério da Saúde”, assegurou Charbell.
Show Francisco

Nenhum comentário: