sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Primavera de temperaturas altas e previsão de chuvas

Termômetro no Centro marcou 35ºC nesta quinta. Previsão de chuvas no sábado

Calor. Estação das flores é típica pela variação de temperatura com dias muito quentes e outros mais amenos, até frios (foto: Scheila Leal)

O forte calor registrado nesta quinta-feira (27), em Campos, começa a gerar na população a expectativa de que o verão poderá ser um dos mais quentes dos últimos anos, apesar de previsões dos institutos de meteorologia apontarem a primavera este ano, como um período de temperaturas mais amenas do que os anteriores, em decorrência da possibilidade de fortes chuvas que deverão cair sobre a região na temporada.

Para ser ter ideia da incidência do forte calor, na manhã de ontem, o termômetro digital, que fica em frente à Rodoviária Roberto Silveira, no Centro da cidade, apontava 35ºC, por volta do meio-dia. Porém, apesar do forte calor, a temperatura deve cair nos próximos dias. Nesta quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas no Estado do Rio de Janeiro.

A previsão é a mesma no site Climatempo. De acordo com o informativo eletrônico, a temperatura deve variar hoje entre 19ºC e 28ºC com 80% de possibilidade de chuva. Para amanhã (29), também deve chover. Já a temperatura deve variar entre 15ºC e 27ºC no fim de semana.

Segundo a Defesa Civil, há possibilidade de ressaca no Farol de São Thomé, com previsão de que as ondas cheguem a 3,20 metros entre sábado (29) e domingo (30).
De acordo com o meteorologista Waldo Marques, do Instituto Nacional de Meteorolgia (Inmet) e professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a primavera será de normalidade, porém com oscilação, com as características do verão de temperaturas mais altas e a entrada de frentes frias, com a ocorrência de pancadas de chuvas.

Verão - Para o verão, que começa no dia 21 dezembro e se estende a 20 março de 2017, a previsão é de que as temperaturas possam ser mais amenas por causa do fenômeno La Ninã, que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico e tem como consequências o aumento de chuvas e temperaturas abaixo do normal na região Sudeste.
O DiárioNF/Show Francisco

Nenhum comentário: