Arnaldo Neto/Fotos: Divulgação
Os eleitores de 57 cidades do país decidem neste domingo (30), no segundo turno das eleições, seus novos prefeitos. Desses municípios, oito são do estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital, onde Marcelo Crivella (PRB) e Marcello Freixo (Psol) disputam a preferência do eleitorado carioca. Segundo a última pesquisa Ibope, divulgada na noite desse sábado (29), Crivella tem 57% das intenções de votos válidos, enquanto Freixo soma 43%. O instituto ouviu 1.204 eleitores na sexta (28) e nesse sábado. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo RJ-00590/2016.
O último embate entre os candidatos à Prefeitura do Rio antes das urnas aconteceu na sexta, durante o debate realizado pela Rede Globo. O encontro foi reflexo da tônica de toda campanha: momentos tensos, acusações e perguntas irônicas. No primeiro bloco, por exemplo, Freixo perguntou sobre a violência contra as mulheres e questionou o conceito que Crivella tem delas. O candidato do PRB citou como exemplo seu próprio casamento, como uma relação bem-sucedida, e destacou a falta de vagas em creches na cidade, como ação necessária para beneficiar as mulheres. Na réplica, Freixo disse que o adversário tratava as mulheres como submissas aos homens.
No primeiro turno, os cariocas não demonstraram muito interesse em participar do pleito. A soma de brancos, nulos e de abstenções chegou a 38,1% — percentual recorde na capital. Segundo estimativas de pesquisas, o índice não deve ser muito diferente no segundo turno, com tendência até de crescimento.
Pelo estado — Os eleitores fluminenses de São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, Petrópolis e Volta Redonda também vão escolher neste domingo os seus novos prefeitos.
Campos — O maior município em extensão territorial do Rio de Janeiro poderia ter disputa em segundo turno. No entanto, Rafael Diniz (PPS), venceu com mais de 50% dos votos válidos e liquidou o pleito em turno único. Quem for eleitor de um dos municípios que têm disputa de segundo turno, mas estiver em Campos, poderá justificar a ausência no prédio da Justiça Eleitoral.
Fmanha/Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário