segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Recadastramento do Cheque Cidadão começa nesta segunda-feira



Arnaldo Neto/Foto: Michelle Richa

Os beneficiários do programa social Cheque Cidadão inscritos antes de junho de 2016 passam por recadastramento a partir desta segunda (16) até sexta-feira. De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Sana Gimenes, são 12.954 famílias incluídas nesse contexto. O beneficiário deverá procurar o Cras onde está inscrito para a atualização dos dados cadastrais. A data para recadastramento é definida pela primeira letra do nome.

Segundo a Prefeitura, o pagamento do benefício não será suspenso para os 12.954 no período de recadastro. Já as 14.106 famílias incluídas a partir de junho do ano passado, período em que a Justiça considerou que houve fraude, de acordo com provas apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e Polícia Federal, estão com os pagamentos suspensos. Em outro momento, eles poderão se inscrever novamente e passar pela avaliação técnica necessária.

Na semana passada, três vereadores eleitos — Jorge Rangel (PTB), Ozéias (PSDB) e Roberto Pinto (PTC) — foram condenados por participação no que o MPE classificou de “escandaloso esquema”: a troca de Cheque Cidadão por votos. Segundo a sentença, eles distribuíram o benefício como moeda de troca para voto, sem que os critérios legais fossem respeitados.

Os beneficiários incluídos depois de junho chegaram a ser recadastrados em novembro. No entanto, a equipe do atual prefeito, Rafael Diniz (PPS), alega que não teve uma “transição transparente” e não teve acesso às informações.

Atendimento — O atendimento será feito em ordem alfabética. Para os beneficiários com nomes iniciados com as letras A, B, C e D, o recadastramento será no dia 16. Já os que iniciam os nomes com as letras E, F, G, H e I, 17 de janeiro; no dia 18, J, K, L e M. Os que têm nomes iniciados pelas letras N, O, P, Q, R e S passarão pelo recadastramento no dia 19. No último dia de recadastramento, serão atendidos os beneficiários que têm nomes iniciados pelas letras T, U, V, W, X, Y e Z.
Show Francisco

Nenhum comentário: