quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Agricultura e Meio Ambiente trabalham pela economia sustentável

Fomentar a economia sustentável é o objetivo da parceria estabelecida

projeto de reciclagem de material orgânico já em execução (foto: Decom - PMSJB)

Fomentar a economia sustentável em São João da Barra (SJB) é o objetivo da parceria estabelecida entre as secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente e Serviços Públicos, com a trituração das galhadas recolhidas nas áreas urbanas. O trabalho teve inicio na última terça-feira (21), no Horto Municipal, e os resíduos passarão a ser destinados à compostagem, sendo posteriormente usados como insumo no horto e enviados para as unidades educacionais que fazem parte do projeto Horta nas Escolas.

De acordo com o secretário de Agricultura, Oswaldo Barreto, a economia vem da reciclagem desse material que antes era desprezado, proveniente do roçado e limpeza. “Além da economia em insumos, não há agressão ao meio ambiente. Cada caminhão gera em torno de uma tonelada de detritos”, explica Osvaldo, informando que a trituradora foi cedida pela empresa responsável pela limpeza pública no município para ser utilizada dentro do projeto.

Posteriormente esse trabalho será ampliado para outras áreas do município. “A ideia é estender o recolhimento desse material também para a área rural e transformá-lo em insumos com alto valor agregado, para ser utilizado nas ações das duas secretarias. Dessa forma estamos promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da reciclagem”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Alex Firme.

Horto – De acordo com o Gerente Administrativo da Agricultura, Robson Peixoto, o Horto Municipal está passando por uma reestruturação, com poda das árvores, capina, manutenção e substituição de equipamentos como bombas para realizar irrigação. “Estamos trabalhando para que o horto volte a produzir e atender não só as escolas do município como toda a população”.

A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias.
Show Francisco

Nenhum comentário: