terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Carvoaria desmantelada em Travessão

No local, além da carvoaria, havia grande quantidade de troncos de árvores.

agentes chegaram ao local por meio de denúncia anônima ao GAM (foto: secom - pmcg)

O Grupamento Ambiental do Município (GAM) desbaratou uma carvoaria clandestina que funcionava sem licença do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), na Estrada do Periquito, no distrito de Travessão, em Campos. No local, além da carvoaria, havia grande quantidade de troncos de árvores. Um homem foi detido. Devido a greve da Polícia Civil, não foi possível fazer a ocorrência. Segundo o subcomandante do GAM, Paes Filho, um termo administrativo, com o relatório de toda operação, será encaminhado ao Ministério Público.

Paes Filho explica que, quando chegaram ao local, após receber denúncia anônima, encontraram a carvoaria fechada e sendo resfriada para retirada do carvão. “O senhor que estava no local não apresentou a licença ambiental do Inea e disse que a carvoaria pertencia ao irmão dele, mas esse suposto irmão não apareceu. Uma carvoaria sem o devido licenciamento é uma potencial poluidora porque não toma os devidos cuidados e joga toda fumaça in natura”, disse. Em relação às árvores, ele esclareceu que só uma perícia pode confirmar as espécies.

"A atividade gera prejuízo ao meio ambiente com a supressão contínua de árvores ocorrida na exploração da atividade econômica, além de acarretar em poluição atmosférica pela emissão de gases do efeito estufa, ou seja, o exercício descontrolado da atividade carvoeira traz impactos ambientais graves que atingem a própria biodiversidade local", informa o subcomandante do GAM.

O artigo 60 da Lei de Crimes Ambientais prevê: Construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes, como pena de detenção, de um a seis meses, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

De acordo com dados do GAM, essa foi a 4ª carvoaria clandestina descoberta em Campos, desde que o Grupamento Ambiental foi criado há quatro anos e meio. “A primeira foi na Codin, a segunda na Lagoa das Pedras, a terceira em Brejo Grande e, agora, essa em Travessão”.
O DiárioNF/Show Francisco

Nenhum comentário: