domingo, 30 de abril de 2017

Pq. do Desengano: Turismo participa de passeio ciclístico pelos 47 anos

A data será comemorada com passeio ciclístico no domingo (30)
Foto: Silvana Rust/Comunicação

A Prefeitura de Campos, através do Departamento de Turismo, estará participando das comemorações pelos 47 anos do Parque Estadual do Desengano (PED), comemorado no último dia 13. A data será comemorada com passeio ciclístico no domingo (30), a partir das 7h da manhã. A saída será da Praça do Canhão, na Avenida Alberto Torres, e a chegada será na Mata Maga Espaço Natural de Educação e Lazer, no Imbé.

– Muitos visitantes adeptos do turismo ecológico procuram o Parque do Desengano, repleto de belezas naturais – disse o diretor de Turismo, Júnior Lucena.

O Parque Estadual é a Unidade de Conservação mais antiga do Estado do Rio de Janeiro e está localizado a noroeste de Campos, na região do Imbé. São 22.400 hectares de Mata Atlântica, com destaques na paisagem para o Pico do Desengano, com altitude de 1.761 metros; o Pico São Mateus, com 1.576 metros; e a Pedra Agulha, com 1.080 metros.

A unidade possui grande importância hídrica, com numerosos cursos d água e nascentes. O PED também possui cenários naturais e cachoeiras, como Bonita, Maracanã e Tombo D’Água, além dos Rios do Colégio, Aleluia e Mocotó. Mais de 400 espécies de aves são encontradas no Parque do Desengano, muitas em extinção, como jacutinga, macuco, gavião-pomba, gavião-pato, e que só sobrevivem porque estão em área protegida, da mesma forma que animais, como a preguiça-de-coleira, a onça-parda, o quati, a paca, e o macaco prego.

Fonte: Comunicação/PMCG

Nenhum comentário: