terça-feira, 25 de abril de 2017

Turismo em debate durante audiência pública da Alerj na Câmara

Foto: Antonio Cruz/Comunicação-PMCG

A Comissão de Turismo da Alerj realizou, nesta segunda-feira (24), uma audiência pública na Câmara Municipal de Campos com o tema “Legislativo Estadual em prol do desenvolvimento do Turismo”. O prefeito Rafael Diniz e a vice-prefeita, Conceição SantAnna participaram da audiência, presidida pelo deputado estadual, Silas Bento, presidente da comissão. A audiência começou com o secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix, que apresentou números do setor no país e no Estado do Rio de Janeiro. Durante a apresentação, ele mostrou o mapa do turismo do estado, que não consta o município de Campos. Segundo o secretário, devido o município não ter enviado informações sobre as vocações e potencial, nos anos anteriores, Campos ficou fora do mapa.

Compondo a mesa, estavam ainda o presidente da Câmara de Vereadores, Marcão Gomes; o deputado Comte Bittencourt; o diretor de Turismo de Campos, Júnior Lucena, que também é vice-presidente do Fórum Estadual de Secretários de Turismo do Rio de Janeiro; e o presidente da comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Câmara, José Geraldo Gomes. Na audiência, além das dificuldades, também, foram abordadas as vocações, o potencial e a infraestrutura que o município oferece, como a qualidade da rede hoteleira e aeroporto. “Campos tem aeroporto e hospedagem com qualidade. Turismo é venda. É business. Campos tem que sair dos seus limites e se apresentar. É fundamental que as belezas de Campos sejam vendidas para outras cidades, estados e até feiras internacionais”, disse o deputado Comte Bittencourt.

O prefeito Rafael Diniz lamentou que o município de Campos não esteja no mapa do turismo do Estado do Rio. “Uma das primeiras ações, quando assumi a prefeitura, foi tomar providências para que, a partir do próximo ano, Campos possa estar no mapa de turismo”, destaca o prefeito, que também ressaltou a importância do setor para gerar emprego e renda para o município, garantindo oportunidades para Campos e região.

Ele também lembrou do esforço de sua equipe para garantir ao município a continuidade do processo de revitalização do Aeroporto Bartolomeu Lisandro. O prefeito destacou a importância dos investimentos em infraestrutura, como melhoria de estradas, para fomentar o turismo e falou sobre a união dos prefeitos da região. “Os prefeitos da região estão trabalhando de forma conjunta porque entendemos que o desenvolvimento tem que ser regional”, afirma Rafael Diniz, que também solicitou ao secretário estadual de turismo que volte os olhos, não só para o turismo da cidade do Rio, mas também para o turismo fluminense.

O diretor de Turismo de Campos falou sobre dados do inventário turístico. “Nele constam 1.150 itens, divididos entre três categorias: infraestrutura, atrativos culturais e atrativos naturais. Sabemos que na região central a rede hoteleira está em expansão, mas sem ordenamento”, disse Lucena, que anunciou que, no próximo dia 30 de maio, no Centro de Convenções da Uenf, será realizado um seminário de Turismo, com palestras explicativas voltadas para o setor.

Os deputados Paulo Feijó e Gil Viana, também, participaram da audiência e apresentaram sugestões. Feijó falou sobre o projeto de um trem turístico ligando os municípios de Campos e São Fidélis. “São 50 quilômetros de ferrovia em uma região belíssima margeando o Rio Paraíba do Sul. Um projeto com custo zero para o município, pois já acertamos com a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] a linha e com a FCA [Ferrovia Centro Atlântica] os vagões de passageiros”, disse o parlamentar. Já o deputado Gil Vianna destacou o potencial do Morro do Itaoca para a prática de várias modalidades esportivas e sugeriu transformar Campos em um polo para a prática do Voo Livre.

Também participaram da audiência o subsecretário estadual de Turismo, Anderson Moura; o diretor de Planejamento da TurisRio, César Werneck; o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB/RJ), Marco Navega; o presidente do Visitors & Bureau Campos dos Goitacazes, Luiz Eduardo Lima; além do subsecretário de Turismo de Macaé, Leonardo Anderson, vereadores, secretários e representantes de municípios vizinhos, como a secretária de Turismo Esporte e Lazer de Cardoso Moreira, Fabiana Menezes; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Quissamã, Arnaldo Matoso; secretário de Turismo e Eventos de Casimiro de Abreu, Victor Ferreira Varela.
Fonte: Comunicação-PMCC
 

Nenhum comentário: