quinta-feira, 18 de maio de 2017

No mês das mães, Centro de Convivência de SFI presenteia idosos com festa comemorativa

Nesse mês dedicado às mães, o Centro de Convivência do Idoso de São Francisco de Itabapoana (SFI) promoveu uma festa comemorativa regada de muita alegria e entretenimento para os idosos, na noite desta quarta-feira (17). O evento contou ainda com a presença da prefeita Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos, do secretário do Trabalho, Assistência e Promoção Social, Fagner Azeredo, e de outras autoridades locais.

Diversos idosos dançaram muito ao som de música no estilo forró durante toda a festa. Também foi realizado sorteio de brindes e ofertado a todos os participantes um jantar. Aproveitando a oportunidade, Francimara ofereceu um buquê de rosas e homenageou Elisa Etelvina, 95 anos, de Praça João Pessoa, por ser a mulher mais idosa participante do Centro de Convivência.

“Os idosos merecem nosso respeito e carinho porque se dedicaram a vida inteira e hoje chegou a nossa vez. Eu sou apaixonada pela terceira idade”, revelou a prefeita, que ainda detalhou uma particularidade. “Tenho um pai de 79 anos em casa e a gente sabe o quanto é gostoso ter um idoso para cuidar e saber que ele se doou para cuidar e zelar da gente. Se hoje eu sou a Francimara que vocês conhecem, agradeço também ao meu pai”, declarou.

Elisa Etelvina não perdeu tempo e também fez seus agradecimentos ao receber as rosas da prefeita. “Estou muito emocionada e satisfeita por tudo. Em casa eu lavo, passo e faço a comida, nem parece que tenho essa idade toda. Quando estou aqui sou bem tratada. Eu me divirto muito com os outros colegas. Obrigada a todos”, agradeceu.

O secretário de Promoção Social falou sobre a finalidade da festa. “Nosso maior objetivo é valorizar o idoso do município. Durante a semana também o Centro de Convivência possui uma vasta programação para proporcionar maior inclusão dessas pessoas e está aberto a todos os visitantes da melhor idade”, comentou Fagner.

Segundo a coordenadora do Centro de Convivência, Ana Cristina da Silva Ramos, o setor possui uma média mensal presencial de 1082 idosos vindos de vários lugares da cidade. Ela conta que são feitas iniciativas com temáticas diferentes durante as quatro semanas do mês. “São oferecidas diversas atividades como ginástica e danças, além de pintura de unhas e muito mais”, detalhou Cristina. 



Repórter: Maria Oliveira/Fotos: Wagner Fraga


      Ingerir mais fibras, como chia e linhaça, beber muita água e praticar atividade física são hábitos que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitam os problemas de digestão, favorecem a saciedade, previnem doenças e facilitam o emagrecimento.

Para um resultado de maior saciação e para que as fibras atuem melhor no seu corpo, você precisa consumir, em conjunto com elas, bastante água.

Nenhum comentário: