Nessa campanha o foco é vacinar bovinos e bubalinos (búfalos) de todas as idades. A vacinação protege os animais contra a doença e garante que o Estado permaneça como área livre contra a febre aftosa, pois há 20 anos não existe nenhum registro da doença. Isso faz com que muitos pecuaristas desconheçam as graves consequências dessa enfermidade, tanto para a sanidade animal quanto para a economia rural.
“Hoje o Estado do Rio está imune da febre aftosa devido as campanhas de vacinação. E graças a isso nossa carne é saudável, o que auxilia as exportações, no mercado internacional e traz segurança alimentar para o consumidor. Isso é muito importante”, afirmou o secretário de Agricultura, Cláudio Henriques.
Para receber a visita da equipe técnica e aplicar a vacina, o pecuarista deve se dirigir a Secretaria localizada no centro da cidade, ao lado do Banco Itaú ou em pontos administrados pela Secretaria de Agricultura localizados em Imburi de Campos e no Parque de Exposição em Praça João Pessoa, em horário comercial ou ligar para o telefone 2789-1118 (secretaria) ou para o veterinário Reinaldo Moreira através do número 99962-6960.
A Secretaria irá disponibilizar seis vacinadores em duas equipes para atender a todos os produtores. O pecuarista que não vacinar seu gado até o dia 31 de maio estará sujeito a pagar multa conforme a lei, além de ficar impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA).
Segundo o secretário, a prefeitura também está criando esforços para adquirir mais doses contra a febre aftosa nesta campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário