terça-feira, 27 de junho de 2017

Capacitação em Libras em São Francisco de Itabapoana

Alunos surdos da rede municipal de SFI recebem capacitação em Libras 

O Governo Francimara iniciou a capacitação de alunos surdos da rede municipal de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A primeira aula aconteceu na semana passada, tendo a participação de três dos oito estudantes deficientes auditivos que existem na rede com a presença dos respectivos pais.

“As aulas acontecerão quinzenalmente, na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sempre na parte da manhã, com duração média de duas horas. Participam alunos e os pais ou responsáveis, se for o caso”, explicou Lucas Vilaça Ribeiro, coordenador de educação inclusiva da SMEC e responsável pela capacitação.

Os alunos têm essencialmente aulas práticas. “Estamos iniciando com um curso básico de Libras. Os estudantes recebem ensinos sobre a linguagem de sinais, com aprendizagem do alfabeto, números e saudações. Numa segunda etapa, vamos também capacitar os professores”, revelou.

O coordenador destaca a importância da capacitação. “No município, há alunos surdos que têm implante coclear (usado para recuperar função auditiva nos casos de surdez severa ou profunda), alguns que só sinalizam e outros que dominam a Língua Portuguesa de forma oral. A linguagem de sinais vem para somar e vai facilitar ainda mais a comunicação entre os alunos, possibilitando maior inclusão deles, não apenas na escola e na família, mas também no convívio social”, finalizou Lucas.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário: