terça-feira, 27 de junho de 2017

"Dia D" de vacinação contra HPV será neste sábado (1º), em SFI


Dez postos de vacinação estarão abertos das 8h às 16h, em São Francisco de Itabapoana (SFI), para o "Dia D" de vacinação de adolescentes contra o vírus HPV, que ocorrerá neste sábado (1º). Podem ser vacinados meninos entre 11 e 14 anos e meninas entre nove e 14 anos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Sebastião Tavares Filho, a aplicação da vacina foi intensificada desde a última segunda-feira (19), seguindo orientação da Secretaria de Estado de Saúde.

"O objetivo da vacina é tornar o adolescente imune ao vírus HPV, prevenindo assim, a doença e possíveis complicações, como câncer, lesões e verrugas nas regiões orogenitais", explicou. Ele destacou que o público-alvo deverá se dirigir às unidades de saúde portando cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), um documento de identidade e o cartão de vacinação, uma vez que este último será avaliado observando a real necessidade das doses, já que os adolescentes devem receber duas doses da vacina com um intervalo de seis meses.

Os pontos para se vacinar são: Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Praça João Pessoa, Guaxindiba e Gargaú; Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Imburi, Santa Clara e Buena; na Clínica da Família, na área central do município; e na Unidade de Vacinação, em Ponto de Cacimbas.

Prevenção — Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV contribui para redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. A imunização também previne câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe.

Pesquisa realizada nos Estados Unidos, onde há vacinação desde 2006, apontou redução de 88% da infecção oral por HPV. Estudo realizado com homens de 18 a 70 anos do Brasil, México e Estados Unidos, aponta que os brasileiros têm mais infecção por HPV que mexicanos e norte-americanos, com índices de 72% no Brasil, 62% no México e 61% nos Estados Unidos. O levantamento apontou ainda que a incidência de câncer do pênis no país é três vezes maior que entre os norte-americanos.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário: