Segundo especialista, surto da doença já pode ser considerado e animais devem ser vacinados
CAMPOS POR LAILA NUNES
Reprodução
Dois cavalos morreram contaminados pela raiva no final do mês de maio na localidade rural de Ponta da Lama, em Campos. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (08), pelo chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária da Região Norte e Noroeste Fluminense, Cláudio Vilela.
Segundo Cláudio, os eqüinos estavam internados co Hospital veterinário da Universidade estadual do Norte Fluminense (Uenf) com um quadro de Sintomatologia Nervosa.
“Os cavalos foram internados e apresentaram sintomas, como falta de coordenação motora. Um veio a óbito no dia 25 e o outro no dia 30. Depois do óbito colhi amostras de exames que foram enviados para um laboratório de raiva, em Niterói, que depois no dia 02 de junho, me confirmaram a morte por raiva”, explicou Cláudio ressaltando que ainda não sabe como houve a contaminação destes animais.
Ainda de acordo com o especialista, toda atenção deve ser dada a doença que já pode ser considerada como surto. “há cerca de 20 dias atrás ficamos sabendo de um animal em Lagoa de Cima que também teria morrido de raiva, mas não conseguimos colher materiais porque o animal já tinha sido enterrado”, contou Vilela ressaltando que os animais dessas regiões deverão ser vacinados contra a doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário