segunda-feira, 31 de julho de 2017

Procon de SFI ultrapassa 400 atendimentos em seis meses com 95% de casos resolvidos


O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Francisco de Itabapoana (SFI) atingiu a marca de 413 atendimentos nos seis primeiros meses do ano. Desse total, 393 foram solucionados, o que significa mais de 95% de resolução durante o Governo Francimara. Somente 20 casos foram encaminhados para o setor jurídico.

O consumidor que se sentir lesado por alguma empresa deve ir, entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira, até o Procon, situado na sala da Assistência Jurídica, na Prefeitura de SFI, com a cópia de seus documentos pessoais e que envolvam a manifestação que será feita. Uma ficha será preenchida com detalhes do problema e, posteriormente, o setor fará contato com as instituições para resolução administrativa do transtorno. Caso a ocorrência não seja solucionada administrativamente, o reclamante é encaminhado para a Defensoria Pública, situada no Fórum de SFI, ou o cidadão pode pagar um advogado particular.

Em SFI, o Procon conta com três funcionários e é coordenado pela advogada Gilda Quintanilha. Ela considera os índices de resolução entre janeiro e junho “bastante eficaz, visto a proporcionalidade de resolução nos atendimentos superar a margem dos 90%”.

“O Procon é um serviço de extrema relevância aos consumidores, posto que, tem no seu objetivo principal proteger, amparar e defender o consumidor”, destacou Quintanilha. Ela orienta que a população “deve procurar o órgão toda vez que se sentir lesado ou até mesmo para buscar orientações e informações na relação consumerista”. Ainda de acordo com a coordenadora, grande parte das reclamações no município envolvem as empresas de telefonia e operadoras de cartão de crédito.

Repórter: Júlio César Barreto/Fotos: Divulgação/Ascom SFI

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