terça-feira, 19 de setembro de 2017

PMCG efetuará pagamento parcial de verba e hospitais garantem atendimento pelo SUS

Prefeito Rafael Diniz concede entrevista e tranquiliza população após reunião com diretores de hospitais
Foto:Filipe Lemos/Campos 24 Horas

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (18), na sede da prefeitura de Campos, o prefeito Rafael Diniz e diretores dos quatro hospitais contratualizados do município(Santa Casa, Beneficência Portuguesa, Plantadores de Cana e Álvaro Alvin) chegaram a um acordo em relação ao pagamento do mês de julho que havia causado a suspensão de alguns de serviços pelo SUS nas unidades hospitalares. Ficou acertado o pagamento de 50% do que a prefeitura deve do mês de julho aos hospitais ainda esta semana, garantindo, assim, serviços médicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O quadro da saúde vem causando preocupação e o presidente do sindicato dos Médicos, José Roberto Crespo, em entrevista ao Campos 24 Horas, revelou os problemas pelos quais os hospitais estão passando, causando, inclusive, insegurança em muitos médicos pela falta de pagamento, tanto da prefeitura quanto de planos de saúde. Já o vereador Jorginho Virgílio (PRP) chegou a solicitar, através de Indicação Legislativa, intervenção federal na Saúde do município.

Ao final da reunião com os diretores de hospitais, o prefeito procurou tranquilizar os campistas afirmando que: “A gente vai estar garantindo à população os mesmos serviços de Saúde, dentro de responsabilidade financeira e fazendo os mesmos repasses que temos condições”.

Rafael Diniz destacou ainda que o repasse federal está em dia e que o municipal vai estar sendo feito de acordo com os hospitais. E, ainda, que acontecerá negociação mês a mês com os hospitais, como forma de que os serviços sejam mantidos dentro de um padrão de revisão técnica, “mas garantindo à população todo esforço para uma saúde de qualidade”.

O secretário municipal de Transparência e Controle, Felipe Quintanilha, detalhou com os dirigentes de hospitais de que forma a prefeitura irá arcar com os compromissos. De acordo com ele, mais de 50% da dívida do mês de julho será paga, provavelmente, ainda essa semana e o restante o mais rápido possível. Tudo isso, como forma de garantir os serviços prestados à população na área de Saúde no município.

HOSPITAIS VÃO PRIORIZAR FUNCIONÁRIOS

O diretor do Hospital Plantadores de Cana (HPC), Frederico Rangel, afirmou que o repasse que será feito vai minimizar os problemas, garantindo que vai priorizar a folha salarial. Ele destaca que o que vai ser pago pela prefeitura não dará para quitar todas as dívidas, mas vai pagar parte dos salários atrasados. Com os fornecedores, Rangel diz que fará uma negociação.

A posição dos demais dirigentes de hospitais conveniados é a mesma. Parte da folha salarial será para, e algumas dívidas irão aguardar o restante do pagamento de julho.

DA: REDAÇÃO DO CAMPOS 24 HORAS

Nenhum comentário: