quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Barco pesqueiro bate nas pedras e afunda em Barra do Furado


Após avaria no casco, barco começou a afundar, sendo rebocado por outra embarcação Foto: Reprodução

Em pouco menos de dois meses, dois barcos de pesca foram lançados nas pedras na foz do Canal das Flechas, em Barra do Furado, distrito do município de Quissamã. Na manhã desta quarta-feira (18), uma embarcação estava saindo para a pesca em alto mar quando foi surpreendida pela força da correnteza, lançando o barco contra o espigão. Com avarias no casco que o fizeram afundar, por sorte, os pescadores conseguiram – com o uso de cabos de aço -, rebocar o barco com outro pesqueiro por cerca de oito quilômetros até o Porto dos Barcos, na praia do Farol de São Thomé, em Campos. Nenhum pescador ficou ferido.


Barco Leão de Judá afundou na foz

Após ficar completamente submerso, outro desafio da embarcação e dos pescadores foi no porto. Dezenas de trabalhadores se uniram para ajudar na retirada do barco do mar para a areia. A estrutura já danificada, acabou ainda mais comprometida ao enfrentar a força das ondas e a puxada do trator. Pelas redes sociais, familiares do dono da embarcação agradeceram pela ajuda.

Em agosto deste ano, o barco de arrasto Leão de Judá afundou quando tentava entrar na Barra do Furado. Uma pane no motor deixou a embarcação à deriva e com a força da das ondas, foi jogado contra as pedras. Com o casco quebrado, o barco afundou, mas com a ajuda de dezenas de pescadores, foi puxado para a areia.

O assoreamento na “boca” do canal é um desafio diário enfrentado pelos pescadores de Campos, Quissamã, trabalhadores de municípios vizinhos e até de outros estados, que em certas ocasiões precisam atracar em Barra do Furado para colocar combustível, comprar gelo, entre outras demandas. Com a força das ondas e as últimas ressacas que atingiram a região, os riscos se tornam ainda maiores para quem vive da pesca. Os trabalhadores esperam a maré subir para poder entrar ou sair.






Nenhum comentário: