quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Órgãos ambientais de Bom Jesus notificam Cedae pela mortandade de peixes no Itabapoana


Centenas de peixes mortos nas margens do Itabapoana Foto: Blog Alan Gonçalves

Após denúncias em redes sociais de centenas de peixes mortos boiando nas águas do Rio Itabapoana e uma mancha verde em toda a extensão do rio no município de Bom Jesus do Itabapoana, na tarde desta terça-feira (17), técnicos da secretaria municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil de Bom Jesus do Norte (ES) percorreram o Itabapoana nos limites do município para verificar a questão da mortandade de peixes, possivelmente provocada pelo derramamento de um produto químico ainda não identificado, na margem direita do rio, no município de Bom Jesus do Itabapoana.

O derramamento de um produto químico no rio teria ocorrido na manhã de segunda-feira (16), próximo a base de captação de água da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), provocando forte odor, além de uma densa espuma esverdeada sendo levada pela correnteza. Após o episódio, centenas de peixes apareceram mortos às margens do rio. Coletas de água contaminada foram feitas e as secretarias de meio ambiente dos dois municípios – Bom Jesus do Norte e do Itabapoana – já comunicaram aos órgãos ambientais responsáveis, para que sejam apuradas as responsabilidades pelo crime ambiental.

No estado do Espírito Santo foram comunicadas: a secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA). No Estado do Rio, o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inea), Polícia Civil, além da Agência Nacional das Águas (ANA), receberam comunicado.


Baixa oxigenação da água, segundo técnicos do Inea, possivelmente causados pelo derramamento do produto químico na água, teria causado morte de peixes Foto: Blog Alan Gonçalves

O Rio Itabapoana fornece água potável para as duas cidades. Apesar do derramamento do produto em seu leito, o fornecimento de água para a população não foi interrompido.

Itabapoana


Cedae foi notificada pela Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana Foto: Blog Alan Gonçalves

Em Bom Jesus do Itabapoana, o setor ambiental da prefeitura registrou ocorrência na 144ª Delegacia Legal e notificou a Agência Nacional de Águas (ANA) sobre o ocorrido, tendo também registros da presença de equipe técnica do Inea, que foi acompanhada pela coordenadora de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, Daniele Ferreira, realizando coleta de material para análise.

Segundo informações extraoficiais, em uma análise preliminar realizada por uma técnica do Inea, foi constatado que os índices de oxigênio na água do rio estão muito baixos, sendo esta a possível causa da mortandade de peixes. Amostras da água foram coletadas e levadas para a perícia em laboratório.

Nenhum comentário: