quinta-feira, 23 de novembro de 2017

SFI promove campanha de prevenção para lembrar o Novembro Azul


O mês de novembro é o período em que se comemora a conscientização da população masculina quanto ao Câncer de Próstata. Em São Francisco de Itabapoana, a comemoração ocorre nesta sexta-feira(24), a partir das 14h, no Salão da Igreja Matriz, no centro da cidade. A prefeita Francimara Barbosa Lemos salienta que a missão deste evento é orientar aos homens a cuidarem melhor da saúde e procurarem o médico com mais frequência, já que o conhecimento diminui o preconceito. “Esperamos que cada vez mais homens sintam-se seguros e conscientes, entendendo a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata” – disse a Prefeita.

O evento contará com palestra ministrada pela Oncologista Clínica Drª Elizabeth Uhl, médica coordenadora do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac).“Nosso objetivo é fazer com que o público-alvo da campanha, que são os homens, prestigiem nossa palestra e se conscientizem da importância da prevenção do câncer de próstata, desmistificando a questão dos exames preventivos”, explicou a Oncologista Clínica.

Segundo dados do Ministério da Saúde a cada 36 minutos, um homem morre no Brasil em decorrência do câncer de próstata. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou 61.200 novos casos em 2016/2017 no Brasil, constituindo o tipo de câncer mais incidente nos homens (excetuando-se o câncer de pele não-melanoma) em todas as regiões do país, com 28,6% dos casos.

Para Drª Elizabeth Uhl, o principal motivo para as altas taxas de incidência da doença é o preconceito dos homens em fazer o exame de toque retal, fundamental para descobrir a doença.
“Há dois exames que têm que ser realizados de maneira concomitante, que é o exame de toque e a realização do exame de sangue, que é o PSA. Esses dois exames, quando associados, são bastante eficazes para o diagnóstico”, enfatizou a Oncologista Clínica, ressaltando que tais exames devem ser realizados anualmente a partir dos 50 anos e em caso de histórico familiar de câncer de próstata, parentes de primeiro grau, a partir dos 45 anos de idade.

“A prevenção é a maneira mais eficaz para evitar esse tipo de câncer que afeta a população masculina. Por meio de ações como essa, queremos ajudar os homens a vencerem o preconceito e se prevenirem”, concluiu o Secretário de Saúde Sebastião Tavares Campista Filho.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário: