sábado, 10 de março de 2018

Previsão é de mais chuva para o Estado do Rio até o fim de semana



A região dos Lagos e o Norte Fluminense permanecem em alerta para chuva volumosa nesta sexta. Foto: Arquivo/ O Diário

A combinação da passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste, com a grande disponibilidade de ar quente e úmido e a uma circulação de ventos que força a concentração de umidade ainda vão gerar grandes e fortes áreas de instabilidade sobre o Estado do Rio de Janeiro. A previsão é do site Climatempo, que alerta para a possibilidade de chuva para esta sexta-feira e de temporal para o fim de semana. O risco de chuva forte nos próximos dias não se restringe a cidade do Rio de Janeiro, englobando outras regiões do estado.

A chuva diminui na Região Serrana, em Angra dos Reis, na Costa Verde, e no Sul Fluminense nesta sexta, mas fortes pancadas de chuva podem ocorrer no fim de semana, assim como na Região Metropolitana. A região dos Lagos e o Norte Fluminense permanecem em alerta para chuva volumosa nesta sexta, com risco de alagamentos. Em Santo Antônio de Pádua, o rio Pomba subiu e atingiu a cota de alerta, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Em Areal, na Região Serrana, o volume médio de chuva de todo o mês de março caiu em 12 horas.

Segundo o sistema Alerta Rio, da prefeitura, a previsão para o município do Rio nesta quinta-feira é de predomínio de céu nublado, com chuva fraca a moderada no acumulado ao longo de uma hora de chuva, principalmente no período da tarde de hoje. Pode haver pancadas rápidas e fortes, em curtos períodos de duração. Os ventos estarão predominantemente moderados e as temperaturas apresentarão declínio, com máxima prevista de 29 graus.

Em Petrópolis, um menino de 7 anos morreu soterrado num deslizamento de terra na manhã desta quinta-feira, no Morro do Querosene, no distrito da Posse. Uma barreira teria atingido o quarto da criança. Outras duas pessoas estavam na casa, mas conseguiram ser resgatadas. O município está em estágio de atenção. A Defesa Civil orienta a população a ter atenção em função dos acumulados que deixam o solo encharcado. Nas últimas 24 horas, o índice pluviométrico acumulado na Posse foi de 137 milímetros.

Fonte: Redação/Extra

Nenhum comentário: