Cidades do Norte e Noroeste Fluminense têm alterações no transporte público e em serviços públicos, como a Educação, nesta segunda-feira (28), oitavo dia de mobilização nacional dos caminhoneiros contra a alta do diesel.
O presidente da República, Michel Temer, anunciou neste domingo (27) novas medidas para a redução no valor do diesel, em mais uma tentativa de por fim à paralisação dos caminhoneiros. Entre as medidas anunciadas está a redução de R$ 0,46 no preço do litro do diesel por 60 dias, e a isenção de pegamento de pedágio para eixos suspensos de caminhões vazios.
Ruas na cidade de Campos ficam vazias por conta da greve dos caminhoneiros (Foto: Reprodução/Inter TV)
Campos dos Goytacazes
Educação
A partir desta segunda-feira, as aulas estão suspensas nas escolas e creches da rede municipal de ensino de Campos. Segundo a Prefeitura, a paralisação dos caminhoneiros afeta o desabastecimento de combustível e no transporte público, refletindo na locomoção de professores e alunos.
Transporte
A frota está reduzida na cidade. No entanto, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) informou que os ônibus circulam com reforço nos horários de pico para não deixar a população sem o serviço. O transporte alternativo também circula no município.
Saúde
Nas Unidades Básicas de Saúde, são priorizados os atendimentos de urgência e emergência. Segundo a Prefeitura, não há registro de falta de medicamentos da atenção básica, visto que os estoques foram repostos antes da paralisação.
Aeroporto
O Aeroporto Bartolomeu Lisandro tem combustível para operar até esta terça-feira (29), mesmo dia em que está prevista a chegada de uma nova remessa. A previsão é da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos. O último abastecimento foi feito no sábado (26).
Conselho tutelar
As cinco unidades do Conselho Tutelar em Campos dos Goytacazes estão de portas fechadas a partir desta segunda-feira (28). Os atendimentos são feitos apenas por telefone, e as unidades funcionam exclusivamente em regime de plantão.
Coleta de lixo
A coleta de lixo é feita regularmente.
Universidades
O Instituto Federal Fluminense está com as atividades letivas suspensas nesta segunda-feira (28) em todas as unidades da instituição. A Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) suspendeu as atividades até quarta-feira (30).
As universidades Cândido Mendes, Redentor, Uniflu e Estácio de Sá não têm aulas nesta segunda. Já a Universidade Salgado de Oliveira suspendeu as atividades até terça-feira (29).
São Francisco de Itapoana
As aulas foram suspensas nesta segunda-feira (28) na rede municipal de São Francisco por causa dos efeitos da greve. A decisão também vale para as creches.
São João da Barra
Educação
As aulas estão suspensas nas 38 unidades de ensino até quarta-feira (30). Segundo o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, assim que normalizada esta situação, as aulas serão repostas em datas posteriores para não ferir o quantitativo mínimo de 200 dias letivos.
Saúde
As unidades 24h do Centro, Grussai, Mato Escuro, Barcelos e Açu estão em funcionamento somente com serviços de urgência e emergência. O serviço ambulatorial foi suspenso e as consultas serão remarcadas logo que a situação for normalizada.
Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), os serviços funcionam parcialmente. Já os serviços administrativos realizados na policlínica central continuam funcionando normalmente.
Itaperuna
As escolas da rede municipal funcionam em horários reduzidos nesta segunda-feira.
São José de Ubá
As aulas estão suspensas até quarta-feira (30) na rede. As aulas serão repostas no segundo semestre.
Bom Jesus do Itabapoana
O serviço de transporte dos usuários do SUS está restrito às demandas de urgência emergência.
São Fidélis
As aulas estão suspensas até quarta-feira (30) por falta de merenda, material de limpeza, transporte de alunos e professores.
Quissamã
As unidades da rede municipal de ensino (escolas e creches) estão com suas atividades interrompidas nesta segunda-feira
Cardoso Moreira
As aulas estão suspensas nesta segunda-feira.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário