quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Projeto Educar Sorrindo levará saúde bucal para alunos da rede municipal de ensino em SFI


A prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio das Secretarias de Saúde, Departamento de Odontologia e Secretaria de Educação, lança na próxima terça-feira(4), às 9h, em frente à sede da Prefeitura Municipal, o Projeto Educar Sorrindo. O objetivo do projeto é o atendimento às crianças da rede municipal de ensino, orientando-as de forma educativa sobre os cuidados para a saúde bucal, além da realização de procedimentos preventivos e restauradores.


O Projeto Educar Sorrindo, idealizado pela Prefeita Francimara Barbosa Lemos, percorrerá todas as unidades escolares do município de São Francisco de Itabapoana, começando inicialmente pelas creches municipais e posteriormente pelas escolas. “A Prefeita sempre teve a preocupação em atender as nossas crianças e trazer esses atendimentos odontológicos para o ambiente escolar por que é um local propício para ações educativas”, ressaltou a Diretora do Departamento de Odontologia, Drª Karina Abdu de Araújo Santana.

As ações serão realizadas por meio de um consultório móvel, o chamado odontomóvel, equipado para realizar 
procedimentos odontológicos como extrações e obturações. De acordo com Karina, o projeto pretende atender 20 pacientes por dia, quatro vezes por semana, com perspectivas de alcance de cerca de 320 crianças e adolescentes por mês. “ Contaremos com dois profissionais: um dentista e um atendente para realizarmos os procedimentos”, enfatizou, esclarecendo ainda que nas visitas haverá ações de educação em saúde bucal com palestras e distribuição de kits de higiene bucal, como escovas de dentes e pastas dentais.


“A expectativa é atender o maior número de alunos possíveis, porém as crianças e adolescentes só poderão participar se tiverem a autorização de seus pais. Nossa intenção é zerar a incidência de cárie infantil, para que nossas crianças e adolescentes cresçam saudáveis, já que a saúde começa pela boca”, finalizou Karina Abdu.
Ascom SFI RJ

Nenhum comentário: