terça-feira, 4 de setembro de 2018

JARÉDIO AZEVEDO vereador de São Francisco de Itabapoana é afastado do cargo

O vereador Jarédio Azevedo (SD) de São Francisco de Itabapoana, foi afastado do cargo pelo Juízo da 130ª Zona Eleitoral do município. A decisão, foi proferida nesta terça-feira, 04/09, é oriunda de uma investigação do Ministério Público Eleitoral (MPE). O Ministério Público Eleitoral acusa o parlamentar de compra de votos nas eleições de 2016 e falsidade de documentos.

Com esta decisão da Justiça Eleitoral,  o vereador Jarédio Azevedo se tornou réu numa ação penal, já que houve o acolhimento da denúncia. O afastamento do vereador será no prazo de 180 dias.

A investigação feita pelo MPE teve como ponto de partida doações de campanha feitas ao parlamentar. Para o MP, as doadoras, que foram quatro mulheres inscritas no programa de transferência de renda Bolsa Família, não teriam condições de fazer doação ao até então candidato. As doações que contam na prestação de contas é no valor de R$ 600.

Ainda de acordo com o Ministério Público Eleitoral, as beneficiárias do Bolsa Família foram entrevistadas por assistentes sociais da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano. Essas entrevistas fazem parte do processo. As testemunhas ainda serão ouvidas em juízo na ação penal.

Ao ter acesso aos depoimentos dados às assistentes sociais, o MPE concluiu que houve falsidade documental, já que não teria havido doação na prática. Segundo a denúncia do MPE, as beneficiárias teriam prometido voto ao vereador e teriam aceitado assinar as doações em troca de supostas cirurgias para parentes.

A Justiça também determinou a proibição de contato do parlamentar ou qualquer mandatário dele com as testemunhas arroladas pelo MPE, sob pena de decretação de prisão preventiva.

O vereador ja recorreu nesta mesma tarde no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro onde tentará derrubar a decisão que o afastou do cargo. Caso o parlamentar continue afastado, o primeiro suplente da coligação, Mazinho da Banda (SD) de Praça João Pessoa será convocado pela presidência da Câmara Municipal e assumirá uma cadeira de vereador.

Tentamos conversar com o vereador Jarédio Azevedo, mas não conseguimos pois ele se encontra na capital tentando recorrer da decisão.

Nenhum comentário: