quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Campanha Outubro Rosa com saldo positivo em SFI


A programação da campanha de prevenção contra o câncer mama e colo de útero (Outubro Rosa) em SFI movimentou centenas de mulheres no município de SFI. Na semana de 11 a 20 de outubro foram realizados diversos exames preventivos, orientações para pacientes, palestras, trabalhos de grupos de apoio e caminhada alusiva ao movimento Outubro Rosa.

A campanha totalizou 208 mamografias , 60 ultrassonografias, além de 60 agendamentos para realização de mamografias até o fim do próximo mês.

“A campanha superou todas as expectativas e consolida todos os avanços realizados pela prefeita Francimara Barbosa Lemos”, destacou o Secretário de Saúde Sebastião Campista que ainda enfatizou o empenho de todos os profissionais envolvidos nos eventos e também a participação da comunidade externa que segundo o mesmo, foi o que resultou em números tão positivos. “Realizamos um trabalho intenso com diversos exames e focamos na conscientização com a finalidade de envolver toda a população no combate ao câncer de mama e do colo de útero”, afirmou Campista.



Durante dois dias um Tomógrafo Móvel esteve no pátio da prefeitura realizando atendimentos de exames de mamografia e ultrassonografia da mama, tireoide e transvaginal. Em cada ação pacientes e usuários, familiares que integraram a campanha Outubro Rosa levaram a mensagem de que o cuidado com a saúde vai desde uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, até o 
conhecimento do próprio corpo. “A prevenção foi alvo deste esforço em conjunto. Só se pode prevenir contra alguma doença quando se tem informações necessárias. Assim a mulher saberá se cuidar melhor, possibilitado o diagnóstico precoce para o combate à doença”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (NUPRAPAC), a oncologista clínica, Drª Elizabeth Uhl.


Ainda dentro campanha Outubro Rosa, aconteceram palestras informativas em oito polos do Programa Saúde da Família (PSF), além de uma caminhada na área central do município, entre a Praça São Francisco de Paula e o Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (NUPRAPAC), e início dos trabalhos dos grupos de apoio “Mundo Feminino” e do banco de lenço “Lenço Solidário”.



A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou que além de todos os exames realizados e agendados, o objetivo da campanha foi também alertar, valorizar, conscientizar e cuidar da saúde das mulheres sanfranciscanas, principalmente com relação ao câncer de mama. A prefeita também elogiou o trabalho das equipes de saúde parabenizando pelo trabalho zeloso e sempre atencioso dedicado à população.

Como é o exame de ?


A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo mais recorrente e o que mais causa a morte de mulheres no país. A detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido e a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama.
Ascom SFI RJ

Nenhum comentário: