quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Município recebe elogios na luta contra a prevenção do câncer



SFI PARTICIPA DE PROGRAMA DE CONTROLE AO TABAGISMO DO ESTADO DO RJ

A prefeitura de SFI, através da Secretaria de Saúde representada pelo Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com 
Câncer e Familiares (Nuprapac), participou nesta última segunda-feira(29) do Programa de Controle do Tabagismo dos municípios do estado do RJ, edição 2018. O programa baseia-se nas diretrizes nacionais de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde. Na ocasião, o Nuprapac de SFI fez apresentação de suas atividades para os demais municípios presentes.

As estratégias adotadas no estado do Rio de Janeiro seguem cinco linhas de ação: ambientes 100% livres de fumo, tratamento para deixar de fumar, prevenção da iniciação no tabagismo, mobilização em datas comemorativas e divulgação da legislação.


Neste sentido, o Programa atua por meio de estratégias para a mudança na aceitação social do cigarro ao estimular o cidadão a deixar de fumar, a reduzir a poluição de ambientes fechados e beneficiar o fumante passivo (especialmente as crianças), desestimulando a iniciação entre jovens.

“ Estamos muito satisfeitos por encontrarmos um município preocupado com a questão do tabagismo e tão envolvido com a prevenção do câncer, como o município de São Francisco de Itabapoana. O controle ao tabagismo é um dos fatores preponderantes para se prevenir a doença”, declarou Giovani Dimas, um dos palestrantes do evento e responsável pelo programa de controle ao tabagismo no Estado do RJ.

Segundo a coordenadora do NUPRAPAC e oncologista clínica, Drª Elizabeth Uhl, a participação do município no evento foi bastante significativa. “Apresentamos o trabalho que o município vem fazendo através do nosso núcleo de prevenção e apoio ao paciente com câncer e familiares, e fomos muito elogiados pelo trabalho desenvolvido. O tabagismo tem relação com vários tipos de câncer, e é nosso dever trabalhar com esta conscientização”, enfatizou Dr ª Elizabeth.
Ascom SFI RJ

Nenhum comentário: