quinta-feira, 2 de maio de 2019

Sema conduz palestra em escola particular


A partir do tema “Resíduos sólidos e consumo consciente”, analistas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) conduziram uma palestra no Centro Educacional São Francisco (CESF) Gente Miúda, na manhã desta terça-feira (30). O evento foi uma iniciativa da escola particular.

Na ocasião, participaram alunos de turmas do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental, que compreende a faixa etária de 10 a 15 anos. “A educação ambiental prioriza o ensino infantil porque este público está em fase de formação de personalidade, sendo mais fácil a formação de um adulto consciente”, ponderou Juliana Alves, engenheira ambiental da Sema.

Outra característica dessa abordagem é que, costumeiramente, as crianças passam as informações para os pais, como lembrou Lauana Batista, gestora ambiental da Sema. O biólogo do órgão, Douglas Barreto, também participou. Eles distribuíram algumas mudas de hortaliças para os presentes.

Para a professora de Ciências e Geografia do CESF Paula Bitencourt, uma das idealizadoras do convite feito à Sema, o momento foi uma oportunidade de debater temas abordados na sala de aula de maneira mais aprofundada com especialistas da área.

Paralelamente, a professora de produção textual Ariely Barreto explicou que o assunto tratado vai ao encontro da feira pedagógica, que será promovida no final do ano pela instituição escolar, cujo foco será sustentabilidade.

Projeto Óleo Legal — Dentro do contexto da palestras, os analistas da Sema informaram sobre uma parceria feita com o CESF para que os alunos recolham óleo de cozinha utilizado. O material será entregue na Feirinha da Sustentabilidade, a ser promovida na Praça da Igreja Matriz, no Centro de SFI, no dia 5 de junho, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente 2019, promovida pela Sema.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco

Nenhum comentário: