sábado, 8 de junho de 2019

Policiais de Campos reencontram menina que ajudaram a salvar

Noemi foi diagnosticada com pneumonia, correu risco de vida, mas contou com ajuda dos agentes de segurança; família é carente


Ana Renata e a pequena Noemi: susto e salvamento (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (7), policiais militares que atuam no distrito de Goytacazes, em Campos, reencontraram a menina Noemi Victória, de 2 anos. Na última segunda-feira, a mãe da menina, Ana Renata Venâncio, de 26 anos, pediu ajuda aos agentes de segurança, pois a criança estava sufocando quando estavam dentro de uma van. Massagem cardíaca e respiratória foi realizada, enquanto eles a levavam para o Hospital São José. Noemi conseguiu ser socorrida e passa bem. Os PMs presentearam a menina na casa dela.

A visita contou com a presença do comandante Soares, do sargento Paravidino e do cabo Azevedo que ajudaram a salvar a vida de Noemi. No reencontro desta sexta-feira, a menina estava mais disposta, diferentemente de segunda-feira quando foi encontrada com baixos sinais vitais, lábios roxos e desacordada. Noemi ganhou de presente uma boneca.

“Foi emocionante reencontrar os policiais. Eles são pessoas maravilhosas e me ajudaram em um momento muito difícil. Ela adorou a boneca e está brincando o tempo todo”, disse a dona de casa Ana Renata.


A menina ganhou dos policiais uma boneca de presente (Foto: Reprodução

Os policiais também ficaram satisfeitos em rever a menina se recuperando. Noemi foi diagnosticada com pneumonia e requer cuidados. Ana Renata contou que a filha foi encaminhada para um neuropediatra, mas que depende de atendimento pelo SUS. “Foi um susto quando motorista e passageiros da van nos abordaram e pediram ajuda. Fiz respiração e massagem na menina. Deu tudo certo porque ela conseguiu chegar no hospital e está viva. Para mim, socorrer a Noemi foi como estar socorrendo o meu filho”, disse o comandante Soares.

Mãe de outros três filhos, Ana Renata Venâncio está desempregada. Sobrevive com o auxílio de 358 reais do Bolsa Família que ajuda a pagar o aluguel da casa simples em Goytacazes e as despesas da família. “A filha mais velha vive com o pai, os outros três comigo”, conta.


O irmão da menina, Carlos Breno,também tem problemas de saúde

Além dos cuidados com a filha caçula, o outro filho, Carlos Breno Machado de Souza, de 7 anos, também inspira cuidados de saúde. “Ele precisa tomar medicações controladas, Ritalina e Respiradona de 2 miligramas. Entrei com um pedido na Secretaria de Saúde há um ano para receber os remédios, mas ainda não consegui. Preciso comprar com dinheiro da Bolsa Família. Custam em média, R$ 50. O orçamento é bem apertado, mas espero obter o benefício para ele e seguir cuidando das meninas também”, disse.

A reportagem procurou a Secretaria de Saúde de Campos para saber sobre o pedido da medicação do filho de Ana Renata. Em nota, foi informado que “o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) orienta à mãe do paciente que procure o setor na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a receita de medicamento especial do Sistema Único de Saúde (SUS) para que as providências sejam tomadas. Um pregão foi realizado recentemente e, para que o pedido seja feito ao fornecedor, é indispensável a apresentação de receita médica apropriada a este tipo de medicamento”.
Fonte:Terceira Via

Nenhum comentário: