segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Treinamento com ACS e capacitação de saúde bucal em Bom Lugar


O Programa Saúde da Família (PSF), em Bom Lugar, São Francisco de Itabapoana (SFI), promoveu treinamento com agentes comunitários de saúde (ACS) e capacitação de saúde bucal. O evento ocorreu na última sexta-feira (27), no próprio PSF da localidade.

“Explicamos para os ACS como realizar corretamente a aferição de pressão arterial; a colocação do dispositivo intrauterino (DIU), que é um pequeno objeto de plástico em formato de ‘T’ inserido no útero para atuar como contraceptivo. Eles agora estão preparados para tirar as dúvidas dos pacientes que não conhecem o procedimento e nem a eficácia”, ressaltou a coordenadora estrategista do PSF/Bom Lugar, a enfermeira Ellen dos Anjos.

Os ACS também receberam informações a respeito de ações de prevenção contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chickungunya, zika e febre amarela), principalmente evitar criadouros do mosquito não deixando acumular água parada.

“Tivemos uma atenção especial de passar instruções aos ACS em relação à identificação e o que fazer nos pacientes com hipoglicemia, distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose (açúcar) no sangue, que pode afetar pessoas portadoras da doença ou não, além de hiperglicemia, que é justamente o contrário, ou seja, caracteriza-se pela presença de níveis elevados de glicose) no sangue”, revelou Ellen.
Já a dentista Rosimaria Cardoso, juntamente com a auxiliar em saúde bucal Alessandra Sousa, se encarregaram de capacitar os agentes na área odontológica. “Eles estão aptos a passar orientações às famílias de como usar o fio dental, fazer escovação adequada nos dentes e identificar eventuais doenças bucais”, destacou a coordenadora estrategista do PSF/Bom Lugar, acrescentando que participaram da capacitação os ACS Letícia Mata, Suely Vicente e Júlia Linhares, além da técnica de Enfermagem Aleida Francisco

O PSF/Bom Lugar está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo moradores da própria localidade e ainda de Morro do Bode, Imburi de Barra, Floresta de Barra, Lagoa Feia, Ladeira das Pedras e Faxina.

Ascom SFI

Nenhum comentário: