segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Sema de SFI participa da 2ª etapa de capacitação relacionada à retirada do óleo em praias



Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) participou na semana passada da segunda etapa da capacitação sobre “Técnicas de avaliação e coordenação para limpeza de praias atingidas por óleo”, na cidade de Macaé. O encontro foi promovido pela equipe da Gerência de Operações em emergências Ambientais (Geopem) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.


Durante a capacitação, foram ministradas aulas teóricas e práticas, como preparar os órgãos municipais sobre técnicas de avaliação do cenário emergencial e coordenação para as ações destinadas à limpeza das praias atingidas por óleo. Ainda foi realizado exercício prático de simulado, no qual os técnicos elaboraram um plano de contingência após análise das condições ambientais do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

Na avaliação do engenheiro ambiental Léo Coutinho, a capacitação foi produtiva. “O treinamento foi bem dinâmico e agregou bastante conhecimento. Além disso, foi uma boa oportunidade para quem não passou pela primeira etapa”, comentou o engenheiro.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, pontuou sobre a participação da Sema nas capacitações. “A prefeita nos orientou a tomar todas as providências necessárias para preparar nossa equipe por conta da vinda dessa mancha de óleo no município. Por essa razão estamos sempre atuantes e encaminhando os representantes da secretaria para os treinamentos que forem necessários”, esclareceu Luciana.
Fonte:Ascom SFI

Nenhum comentário: