Os servidores da unidade Reitoria votam apenas para reitor.
Estudantes e servidores do Instituto Federal Fluminense irão eleger seus representantes para os próximos quatro anos. As eleições para reitor do IFF e diretores-gerais dos campi Bom Jesus de Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Quissamã, Santo Antônio de Pádua, Avançado Cambuci, Avançado Maricá e Avançado São João da Barra serão realizadas nesta quarta-feira, (11/12), das 09 às 21h.
A votação acontece em todas as unidades do Instituto, por meio de urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). As eleições são regulamentadas pela Resolução N.º 51/2019, aprovada pelo Conselho Superior do IFFluminense.
Estão aptos a votar os estudantes com matrícula regular em cursos de ensino médio, técnico, de graduação e de pós-graduação, presenciais e a distância do IFF, que foram matriculados até o dia 24 de outubro de 2019; e os servidores ativos, docentes e técnico-administrativos em educação, que ingressaram no Instituto até o dia 24 de outubro deste ano.
Para votar, estudantes e servidores devem apresentar um Documento Oficial com Foto, sendo também aceito o crachá funcional emitido pelo IFF, no caso dos servidores; e a carteirinha estudantil emitida pelo IFF, no caso dos alunos.
Os estudantes deverão votar no seu campus de matrícula. Os alunos matriculados em cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD) votarão no campus em que possuem matrícula ativa. Já os servidores poderão participar do processo de consulta em seu campus de lotação.
Estudantes e servidores dos campi deverão votar primeiro para reitor, com a digitação de dois números na urna eletrônica, e depois para diretor-geral, com três números. Os servidores da unidade Reitoria votam apenas para reitor.
A apuração, conduzida pelas Comissões Eleitorais Locais e Central, será realizada imediatamente após o encerramento da votação. Serão considerados eleitos os candidatos que apresentarem taxa percentual de votos superior aos demais candidatos, considerando o peso de participação de cada segmento, estabelecido pela Resolução N.º 51/2019.
A presidente da Comissão Eleitoral Central, Luciana Costa, espera que o processo eleitoral ocorra com tranquilidade.
“A nossa expectativa é de que tenhamos uma boa participação dos alunos, até por conta das urnas eletrônicas, que são os equipamentos utilizados na eleição regular. A gente espera que as eleições ocorram com tranquilidade. Não será permitida boca de urna, o que também ajuda no processo”, ressalta.
Luciana também falou sobre os preparativos para as eleições.
“A Comissão Eleitoral acompanhou a inseminação das urnas eletrônicas no TRE Já foram feitos treinamentos com todos os mesários e as seções de votação nas unidades do IFF já foram separadas pelas comissões locais. O processo eleitoral para escolha do reitor será acompanhado, durante todo o período de votação, pela Comissão Central. Já a eleição para diretores-gerais será acompanhada pelas Comissões Locais”, afirma.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário