sábado, 22 de fevereiro de 2020

SFI: ano legislativo começa com eleição das comissões

Foto: Divulgação.

O ano legislativo na Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana começou nesta quinta-feira (20) com eleição das cinco comissões da Casa –Constituição e Justiça; Finanças e Orçamento; Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente; Defesa do Consumidor e dos Direitos Humanos; e Cultura e Assistência Social. Todos os 13 vereadores estiveram presentes.

O presidente da Câmara, Maxsuel Cerqueira Azevedo, o “Cocóia”, diz que o Legislativo tem caminhado em parceria com o Executivo para o desenvolvimento do município, o que vem, segundo ele, dando certo. Atualmente são dois vereadores que compõem a base da oposição e os outros 11 na situação.

Cocóia afirma que tem realizado parcerias com deputados da região para conseguir mais recursos para o município, considerado pobre e o segundo pior no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Rio de Janeiro. O IDH faz uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida e natalidade.

- No final do ano passado estivemos em Brasília buscando recursos através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Com o dinheiro vamos construir a escola do 1º distrito, Imburi, hoje instalada numa casa alugada. Também conseguimos verba para a Saúde do município para compra de equipamentos. Com isso vamos montar nosso Centro de Imagem no Hospital Manoel Carola, com tomógrafo, mamógrafo e raio X digital, além de aquisição de ambulância, entre outros – enumera Cocóia.

VIOLÊNCIA – O presidente da Câmara afirma que o Legislativo está atento à onda de violência no município, especialmente neste período de verão, quando foram registrados tiroteios em via pública, homicídios e vários arrombamentos de casas e comércio. Cocóia diz que todo mês são realizadas reuniões itinerantes no município com representantes das comunidades e do 8º BPM, como forma de buscar soluções. O vereador acredita que está dando certo. “Todos os homens envolvidos naquele tiroteio do início do ano já estão presos. A polícia tem nos dado respostas”, finaliza o presidente.

Nenhum comentário: