quinta-feira, 30 de abril de 2020

Governo Federal através do Deputado envia maquinário para São Francisco


Os produtores rurais do nosso município de São Francisco de Itabapoana, recebe mais um trator, com grade aradora, e está disponível para atender Travessão de Barra e localidades daquela região: Bom Lugar, Faxina, Morro do Bode, Tipiti, Lagoa Feia, Máquina, Terreira, Praça da Fé, Batelão e outros. 

O maquinário foi adquirido para a Secretaria Municipal de Agricultura, por meio de parceria com o Governo Federal, através de emenda parlamentar do deputado federal Áureo Ribeiro, a quem agradecemos imensamente, em nome da população, os recursos que vem destinando para São Francisco de Itabapoana. 

Para a solicitação dos serviços, os produtores deverão realizar a inscrição no núcleo da Secretaria, em Praça João Pessoa, localizado no Parque de Exposições. 

Sem dúvidas, um grande esforço para o setor, que é um dos pilares da economia. Nossa meta é atender todo o município e com esforços voltados nesse sentido estamos conseguindo. 

Show Francisco



Menino de 4 anos é estuprado em Atafona

Exames comprovaram o estupro. A criança ficou três dias internado. 

Uma criança de 4 anos foi estuprada por um homem de 53 anos no último sábado, 25, em Atafona, distrito de São João da Barra. O suspeito é o namorado da tia do menino.

Segundo informações da polícia, a avó do menino percebeu que ele estava sentindo muitas dores na barriga e, de imediato, ela deu um chá. No próximo dia, a criança começou a apresentar sintomas de estupro. O menino chegou a contar como teria acontecido o abuso. Neste momento, foi encaminhado para emergência da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, onde ficou internada por três dias.

O Conselho de Tutelar foi acionado e está acompanhando o caso juntamento com o Ministério Público e toda rede de assistência como médicos, psicólogos e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

Familiares estão muito abalados e disseram que a ocorrência foi feita na última segunda-feira, 27.

O suspeito, usando dos seus direitos constitucionais de permanecer em silêncio, desejou prestar declarações somente em juízo.

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.
Parahybano/Show Francisco

SFI será contemplado com Rede Óptica Municipal


São Francisco de Itabapoana (SFI) vai ganhar Rede Óptica Municipal com instalação de 14 pontos administrativos, sendo três públicos com acesso gratuito à internet para a população. Nesta quarta-feira (29) teve início o trabalho de perfuração do anel para a extensão de sete quilômetros da rede subterrânea na área central da cidade. O prazo de conclusão das obras é de 60 dias.

O projeto será implantado através de um sistema de cooperação técnica entre a prefeitura e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, sendo parte integrante do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC) do Governo Federal.

“No início do mês de fevereiro recebemos a apresentação do projeto, que muito vai beneficiar o município. Teremos pontos de acesso gratuito de Wi-Fi em três locais estratégicos: na Praça dos Três Poderes, na Praça da Igreja Matriz e no Trevo das Praias. Além da economia com a integração do sistema de informática entre os órgãos da prefeitura na área central, haverá mais qualidade na execução dos serviços digitais”, ressaltou a prefeita.

O passo seguinte será a inspeção final por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e entrega da rede à prefeitura. Posteriormente, essa estrutura possibilitará ao município a instalação de câmeras de monitoramento e telefonia por IP, entre outros serviços.

A Rede Óptica Municipal abrange espaços de lazer e de grande circulação de pessoas, definidos pela prefeitura e que permitirá a otimização na gestão de setores como por exemplo Fazenda, Administração, Saúde, Educação, Turismo, Indústria e Comércio, Trabalho e Desenvolvimento Humano, Obras, Serviços Públicos e Urbanismo.

O trabalho está sendo executado pela empresa Ziva Tecnologia e Soluções LTDA.

Ascom SFI

Ação em conjunto com o DER tem início na segunda (4) para melhorar as estradas em SFI

São Francisco de Itabapoana (SFI) inicia na próxima segunda-feira (4) uma Operação Tapa-Buracos para a recuperação das rodovias estaduais que cortam o município. A ação acontecerá em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ).


“Seguindo determinação da prefeita de SFI, estive reunido na tarde desta quarta-feira (29) com a chefe da 3ª Residência de Obras e Conservação (ROC/Campos), Gleice Gonçalves de Amorim, para traçarmos o planejamento. A reunião aconteceu na sede do órgão estadual, que é uma unidade do interior do DER”, revelou o assessor de Gabinete Roberto Vinagre.

Ele informou que a Operação Tapa-Buracos acontecerá na RJ-196: na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, área central, Ilha dos Mineiros, Sossego, Sonhos, Santa Clara e Gargaú; na RJ-232: da área central a Guaxindiba; e retornando à RJ-196, de Guaxindiba a Barra do Itabapoana.



“Com o maquinário do DER-RJ faremos ainda o patrolamento em trechos de rodovias estaduais não asfaltados: na RJ-204, de Deserto Feliz a Praça João Pessoa, e na RJ-196, de Campo Novo a Gargaú”, completou o assessor.

Outras – Prosseguindo com o trabalho de recuperação de estradas, a Prefeitura de SFI realizou nesta quarta-feira (29) o patrolamento na localidade de Florestinha ao Funil, nas imediações da Ponte da Moenda. A previsão do município é de que até sexta-feira (1) a manutenção chegue à localidade de Campo Novo.

Vinagre explicou que este serviço acontece com a motoniveladora e o rolo compactador do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), maquinários da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RJ).

Ascom SFI

Academia da 3ª Idade começa a ser instalada em Gargaú


Através de parceria entre a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a localidade de Gargaú será contemplada com uma Academia da Terceira Idade. Os trabalhos de instalação começaram nesta quarta-feira (29) e devem durar cerca de 15 dias.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Daniel Machado, explicou que o local onde a academia será instalada foi cedido pela municipalidade.

“Os demais recursos virão do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. Agradeço à prefeita pela sensibilidade ao formalizar mais esta parceria em benefício dos nossos idosos e ainda aos responsáveis pela pasta estadual, Felipe Bornier e Paulo Vitor, por contribuírem com este investimento em SFI”, destacou Machado, que esteve no Rio de Janeiro para solicitar o projeto, junto com o subsecretário municipal de Esporte e Lazer, Marcelino Nunes.

A academia, que será localizada na Rua Aristides Linhares de Menezes, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS), contará com cobertura e diversos equipamentos como bicicleta, extensor lombar, peitoral, pressão de pernas, abdominal, rotação vertical, esqui e massageador. O modelo adotado é padrão para todas as obras deste tipo do governo estadual.

Ascom SFI

Esposa de ex-vice-prefeito de Magé morre por covid-19

Mariana Menezes:

Rita de Cássia foi internada no último domingo (26), mas apresentou piora no estado de saúde. Foto: reprodução internet


Rio de Janeiro – Rita de Cássia Cozzolino, esposa do ex-vice-prefeito de Magé, na Baixada Fluminense, Dr. Cláudio da Pakera, morreu nesta quarta-feira (29), em decorrência do novo coronavírus. Ela também era prima do deputado estadual Renato Cozzolino, do PRP. O político usou as redes sociais para homenageá-la.

Rita foi internada no último domingo (26) em um hospital particular da Zona Sul do Rio. Ela apresentava sintomas da doença.

Segundo a Prefeitura de Magé, até estar quarta-feira (29), o município tinha 91 casos confirmados de covid-19 e ao menos 10 mortes.
Fonte:93 FM

SFI: Prefeitura contestou ao MP-RJ em nota afirmando que não houve transferência de valores

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana contestou o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que, por meio do Grupo de Atuação Especializada em Educação (GAEDUC/MPRJ), Em nota expedida no final da tarde desta quarta-feira, 29, que o município ao contrário do que apontou o MP, que promoveu a completa segregação financeira dos recursos recebidos dos royalties durante os anos de 2018 e 2019.

A prefeitura ressaltou ainda que abriu conta específica e que não houve qualquer transferência para outras contas do Tesouro Municipal.

A afirmação em matéria publicada no Site do MP-RJ que o município transferiu para outras contas do Tesouro Municipal recursos dos Royalties do petróleo e Participações Especiais que, por força de lei, são destinados ao custeio de ações de manutenção e desenvolvimento do ensino.

Leia a nota na íntegra:
Em relação às recomendações do Ministério Público (MP), a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) esclarece que promoveu a completa segregação financeira dos recursos recebidos dos royalties durante os anos de 2018 e 2019.

Ressalta ainda que abriu conta específica para tal finalidade, afirmando que não houve qualquer transferência para outras contas do Tesouro Municipal, nem realização de despesas que não tenham vinculação com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), primando por um ensino público de qualidade, priorizando a Educação Básica.

O município já criou critérios para garantir a correta aplicação dos recursos provenientes dos royalties destinados à Educação, através de serviços e obras.

A SMEC contesta a informação de que haja déficit causado por destinação irregular dos recursos dos royalties vinculados à Educação e enviará ao MP a comprovação documental.

Alerta: aumenta incidências com pipas durante distanciamento social

Concessionária diz que em Campos o número pé quatro vezes maior

Reprodução
O intervalo analisado coincide com o período da recomendação das autoridades para o distanciamento social por conta da contaminação do Covid-19.

A Enel Distribuição Rio identificou aumento significativo no número de incidências na rede elétrica de algumas regiões do estado por conta do contato com pipas. Os dados de janeiro a meados de abril de 2020 mostram que, entre as áreas mais afetadas, estão a cidade de Niterói, municípios da região Serrana, Norte e Sul estado. O intervalo analisado coincide com o período da recomendação das autoridades para o distanciamento social por conta da contaminação do Covid-19.

Em Campos dos Goytacazes, na região Norte, os dados são alarmantes. O número cresceu cerca de quatro vezes relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto, em 2019, a Enel identificou 9.418 clientes impactados, entre janeiro e abril de 2020, foram 42.514.

“No momento em que a recomendação das autoridades é que a população que pode evite sair de suas casas, precisamos minimizar os impactos na rede para que, quem está em cumprindo o distanciamento social, não seja prejudicado. Além disso, quem solta pipa perto da rede elétrica, se expõe a um sério risco de acidente”, enfatiza Artur Tavares, presidente da Enel Distribuição Rio.

A companhia reforça que contato de pipas com a rede elétrica pode ser uma combinação perigosa. Quando não se leva em consideração a segurança, a brincadeira pode provocar acidentes graves e ocasionar danos à rede, prejudicando diretamente o fornecimento de energia. Nesses casos, equipes da distribuidora são mobilizadas para realizar os reparos necessários e substituir parte dos fios para restabelecer o serviço.

Abaixo, entenda algumas orientações importantes para segurança no contato com a rede elétrica:
Não encoste em qualquer objeto estranho e não tente recuperar nada que esteja pendurado na rede elétrica. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede.
Soltar pipas perto da rede elétrica é extremamente perigoso, sob risco da linha ou da pipa enroscar nos fios, ocasionando descarga elétrica. Além disso, materiais metálicos não devem ser utilizados na fabricação da pipa, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, com risco de morte.
O uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco: ele corta os fios de alumínio ou de cobre. Além disso, o uso de cerol também pode provocar acidentes com motociclistas.
O uso da chamada linha chilena, que possui poder de corte quatro vezes maior que o cerol tradicionalmente usado nas pipas, tem agravado a situação. O risco de acidentes fatais é alto para pedestres e motociclistas e os danos à rede elétrica também são maiores.
Em casos de cabos partidos, os clientes devem manter-se afastados e avisar imediatamente a distribuidora pela Central de Atendimento (0800-62-0196), ou pelos perfis nas redes sociais Facebook (www.facebook.com/EnelClientesBR) e Twitter (@EnelClientesBR).

Fonte: Ascom

Combate ao mosquito Aedes aegypti prossegue em São João da Barra


Reprodução

População pode solicitar o serviço pelo telefone 2741-8449.

Nesse período de pandemia da Covid-19, o Núcleo de Controle de Zoonoses de São João da Barra prossegue com o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. Enquanto durar as medidas preventivas ao coronavírus a solicitação do serviço, incluindo denúncias, estão sendo feitas somente através do telefone 2741-8449.

"Além de atender a solicitação da população, intensificamos o trabalho de eliminação de foco do mosquito (larvas) em ferros velhos, alagados, borracharias e outros pontos estratégicos que podem se tornar grandes proliferadores do Aedes aegypti", disse o diretor do Núcleo de Controle de Zoonoses, Marcos Machado, acrescentando que é feito também o controle da fase adulta do mosquito com carro fumacê e bomba costal pelo município.

Recolhimento de pneus em borracharias; utilização de drone para identificação de áreas alagadas e piscinas abandonadas; tratamento de bueiros; limpezas de canais e valas de escoamento de água da chuva, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, são outros serviços desenvolvidos pelo Núcleo de controle de Zoonoses.

- No verão promovemos seis mutirões de combate ao Aedes aegypti. Porém, nesse período de isolamento social preventivo ao coronavírus, quando as pessoas estão mais tempo em casa, é preciso conscientização para que, pelo menos uma vez por semana, façam uma vistoria dentro do imóvel e no quintal para eliminar qualquer depósito ou recipiente com acúmulo de água - finalizou Marcos, detalhando que caso seja necessário uma intervenção de tratamento com larvicida, ou cloro, no caso de piscina abandonada, o órgão tomará as medidas cabíveis.
Fonte: Ascom SJB

Município de Rio das Ostras registra o sétimo óbito por coronavírus


Reprodução

Os casos negativados e descartados chegam a 97.

Rio das Ostras registrou o sétimo óbito decorrente do contágio do Covid-19. A vítima é uma senhora de 91 anos que estava internada em um Hospital do Rio de Janeiro. Até o final da tarde desta terça-feira, dia 28, a Vigilância Epidemiológica do Município detectou que 403 casos já foram notificados como suspeitos. O número de casos confirmados é de 57, sendo que 35 evoluíram para curados. Os casos negativados e descartados chegam a 97.

Como todo o território nacional passou para condição de transmissão comunitária, os números de casos notificados têm aumentado porque qualquer pessoa que apresente quadro de Síndrome Gripal com febre (38°C), acompanhada de tosse ou dor de garganta, dificuldade respiratória e pelo menos um dos sintomas: cefaleia, mialgia na ausência de outro diagnóstico específico, deverão ser notificados por profissional de saúde com caso provável de Covid-19.

Somente os casos graves e que necessitem de internação serão colhidas amostras para realização de exames enviados ao laboratório Lacen no Rio de Janeiro. Nos demais casos, as pessoas devem ficar em isolamento domiciliar, de repouso e consumindo bastante água.

MEDIDAS PREVENTIVAS – As ações preventivas contra a pandemia do coronavírus decretadas pela Administração Municipal têm como objetivo garantir o controle de circulação da população e evitar o aumento do contágio.

O uso de máscaras faciais se tornou obrigatório para todos os cidadãos dentro dos limites do Município, desde sábado, dia 25 de abril, independente da faixa etária ou da condição de saúde da pessoa em espaços abertos públicos e privados, inclusive os comerciais e em qualquer meio de transporte público. As barreiras sanitárias continuam funcionando, bem como o Centro de Triagem do Coronavírus, situado no Centro de Saúde Extensão do Bosque.

As medidas acompanham as orientações do Estado e serão encerradas após avaliação de risco que será feita por um Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, composto por representantes do Poder Executivo.
Fonte: Ascom


Auxílio emergencial: mais de 13 milhões de informais terão que refazer o cadastro

Foram finalizados no sistema 49, 2 milhões de cadastros até a tarde de hoje

Reprodução

Desse total, 46 milhões já foram repassados à Dataprev para cruzamento de dados e autorização do pagamento.

Um universo de 13,6 milhões de informais terão que refazer o cadastro no aplicativo e site da Caixa Econômica Federal para receber o auxílio emergencial de R$ 600. Ao analisar 40 milhões de cadastros realizados no sistema do banco, a Dataprev não conseguiu identificar se esses trabalhadores têm direito ao benefício. Outros 20,27 milhões foram considerados elegíveis e 6,97 milhões, inelegíveis.

Ao todo, foram finalizados no sistema 49, 2 milhões de cadastros até a tarde desta quarta-feira. Desse total, 46 milhões já foram repassados à Dataprev para cruzamento de dados e autorização do pagamento.

Quando o resultado é inconclusivo, o interessado pode fazer uma nova solicitação para corrigir dados informados anteriormente. Entre os motivos para esse tipo de resultado estão: marcação como chefe de família sem indicação de nenhum membro; falta de inserção da informação de sexo; inserção incorreta de dados de membro da família, tais como CPF e data de nascimento; divergência de cadastramento entre membros da mesma família; inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito.

Se o resultado for “benefício não aprovado”, o interessado poderá contestar o motivo da não aprovação ou realizar nova solicitação. Para receber o auxílio emergencial, ele não pode receber outro benefício do governo e precisa se enquadrar nos critérios previstos nas lei: renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar total de até três mínimos (R$ 3.135,00)

A Caixa Econômica Federal informou ainda que já pagou o auxílio emergencial de R$ 600 para 46,2 milhões de pessoas, o que representa um volume total de R$ 32,8 bilhões. Desse universo, 17,3 milhões são beneficiários do Bolsa Família, 10,5 milhões são trabalhadores inscritos no cadastro do governo e 18,4 milhões, informais que fizeram o cadastro no aplicativo e site da Caixa para receber o benefício.

O cronograma de saque do auxílio, em dinheiro, para os informais que tiveram o auxílio creditado em conta poupança ainda está sendo executado pela Caixa: começou na segunda-feira para nascidos em janeiro e fevereiro e continua até o dia 05 de maio. O banco abriu em nome desses trabalhadores 14 milhões de contas digitais.

Segundo o calendário, nascidos em maio e junho podem efetuar o saque nas agências da Caixa e rede de lotéricos, nesta quarta-feira.

O pagamento do auxílio para beneficiários do Bolsa Família também está em andamento. Nesta quarta-feira, um grupo de 1,9 milhão de pessoas, com NIS final 9, receberam o crédito.

Por decisão do governo, a Caixa está concentrando esforços para acelerar o atendimento, já que as pessoas enfrentam problemas para acessar o sistema e filas nas agências para receber a primeira parcela do auxílio. O calendário de pagamento da segunda parcela só será anunciado depois que esses problemas forem solucionados.
Fonte: Extra

Governador Witzel prorroga medidas restritivas no estado até o dia 11 de maio


Reprodução

Somente serviços essenciais, como supermercados e farmácias, devem seguir funcionando

Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (30/04), o governador Wilson Witzel prorrogou, até o próximo dia 11 de maio, as medidas de prevenção e enfrentamento à propagação do novo coronavírus no Estado do Rio de Janeiro.

Ficam mantidas medidas como o fechamento de escolas públicas e privadas, creches e instituições de ensino superior e, ainda, a suspensão da realização de eventos esportivos, culturais, shows, feiras científicas, entre outros, em local aberto ou fechado.

Também segue suspenso o funcionamento de cinemas, teatros e afins. Academias, centros de lazer e esportivos e shoppings também devem permanecer fechados. A recomendação para que a população fluminense não frequente praias, lagoas, rios e piscinas públicas e clubes segue válida para todo o estado.

Somente serviços essenciais - supermercados, açougues, padarias, lanchonetes, hortifrutis, farmácias e lojas de conveniência - devem permanecer funcionando, porém devem seguir com todas as medidas de segurança para evitar aglomerações, além do cumprimento do distanciamento entre as pessoas.

Em caso de descumprimento das medidas previstas, as autoridades competentes deverão apurar as eventuais práticas de infrações administrativas e crimes previstos. Os demais tipos de comércio terão que realizar atendimento em domicílio.
Fonte: Ascom

Presidente da CDL prevê que 70% dos empresários façam demissões em Campos

Expectativa é que o comércio de forma geral, só volte a funcionar quando o hospital de campanha for inaugurado


Orlando Portugal (Foto; Silvana Rust)

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL/Campos), prevê que 70% dos empresários do município façam, a partir de agora, algum tipo de demissão ou demissões em suas empresas como resultado de quase dois meses de fechamento das atividades. O presidente Orlando Portugal acrescentou que para minimizar o efeito da demissão, alguns pensam em reduzir o salário dos funcionários até que a economia comece o processo de recuperação.

Orlando Portugal acredita que aproximadamente 30% do comércio e serviços em geral serão atingidos, principalmente com demissões. Destacou que o processo gradual de abertura do comércio deve incluir essa semana – como serviços que podem funcionar – os estacionamentos próximos a hospitais e lojas de tecido. Essas portas devem começar a abrir a partir de quinta-feira (30), em todo o município. O assunto foi tratado e conversado durante uma reunião na última segunda-feira (27) entre empresários e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Felipe Quintanilha.

De acordo com Orlando Portugal, a expectativa é que o comércio de forma geral, só comece voltar a funcionar quando o hospital de campanha for inaugurado. “Apresentamos uma proposta na reunião de segunda-feira para a reabertura gradual do comércio, por conta do Dia das Mães. Porém, o prefeito Rafael rechaçou totalmente a ideia. Foi passado para nós que a prefeitura só irá autorizar o começo da reabertura, quando o hospital de campanha do Governo do Estado for inaugurado”, comentou Orlando.
Fonte:Terceira Via

Prefeitura divulga novas regras para enterros na capital

Juliano Medeiros 

Coronavírus muda velórios no Rio e prefeitura divulga novas regras. Foto: Agência Brasil


Rio de Janeiro – A Prefeitura do Rio publicou um decreto com novas regras para os sepultamentos enquanto durar a pandemia do coronavírus. As novas medidas devem ser seguidas pelos profissionais envolvidos em qualquer etapa do serviço funerário e pelas famílias.

O que muda nos enterros com o novo decreto:
Os velórios, quando possível, devem ser dispensados. O número de pessoas para acompanhar o sepultamento fica restrito a seis membros da família;
Caso sejam realizadas cerimônias religiosas, estão restritas à uma hora de duração e somente podem ser feitas em espaços ao ar livre;
O caixão deve permanecer fechado o tempo todo;
Nos cemitérios e crematórios, o público deve ter acesso a álcool 70% para a higienização, em especial das mãos;
As pessoas dos grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica), não devem participar dos funerais;
Os óbitos suspeitos ou em decorrência da Covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa deve, de preferência, ser cremado, salvo os casos de uso de marca-passo ou bombas de infusão ou por motivos de preceitos religiosos;
Os ambientes do cemitério ou do crematório por onde a urna passou devem ser desinfectados;
Estão proibidos os serviços de embalsamamento e de maquiagem em todos os corpos;
A equipe de concessionárias e permissionárias de serviços funerários e os responsáveis pelo funeral devem ser informados sobre o risco de contaminação para que sejam tomadas medidas adequadas;
Os corpos só poderão ser recebidos pela agência funerária em saco impermeável à prova de vazamento e selado;
A urna funerária deve ser limpa externamente com álcool líquido a 70% ou outro desinfetante adequado antes de ser levado para o local do velório;
Os funcionários de cemitérios ou crematórios devem estar equipados com luvas, avental impermeável e máscara cirúrgica. Os materiais, caso não sejam descartáveis, devem ser desinfectados;
Em cemitérios e crematórios, as urnas devem ser recebidas e higienizadas em área isolada, ao ar livre e com banheiro.
Fonte:93FM

Prefeitura de Cabo Frio decide suspender contratos da educação após redução em 70% na arrecadação de recursos próprios



A Prefeitura de Cabo Frio decidiu suspender os contratos temporários da Educação, que ainda estavam vigentes. A decisão tem como justificativa, o fato do município ter tido a menor arrecadação mensal dos últimos anos.

Segundo a nota oficial emitida pelo Governo, a previsão é que também haja exoneração de cargos comissionados e cancelamento de licitações em toda a administração pública direta e indireta em virtude da ausência de previsão financeira.

O município disse ainda que a perda financeira totalizou 70% na entrada de recursos próprios e 23% nos royalties do petróleo

“A queda da arrecadação foi muito maior do que a prevista. Penso todos os dias nas famílias que sofrerão com a perda do posto de trabalho, mas não tenho outra escolha. É muito sofrido para mim, como prefeito, ter que tomar uma decisão como esta”, declarou o prefeito Dr. Adriano Moreno.
 Fonte: Terceira Via