domingo, 24 de maio de 2020

Witzel diz que vai entregar todos hospitais de campanha no RJ, após secretário cogitar parar obras

Secretário de Saúde, havia dito que as unidades poderiam ser desnecessárias, devolvendo o dinheiro aos cofres públicos


(Foto: Carlos Grevi)

O governador do Rio, Wilson Witzel, informou neste sábado (23) que vai entregar todos os hospitais de campanha que estão com obras atrasadas. A declaração, feita em uma rede social, ocorre dois dias após o secretário de Saúde dizer que, com a diminuição da curva, o poder público poderia interromper a construção.

Fernando Ferry, recém-nomeado na pasta, havia dito ao RJ2 que, caso o contágio caísse, “a gente vai deixar de construir as unidades e o valor será devolvido para o erário”.

Neste sábado, Witzel mudou o discurso.

“Todos os hospitais de campanha serão entregues. Junto com o comitê de especialistas e o secretário de Saúde, Fernando Ferry, ratificamos a preocupação com a segunda onda da doença. Estamos seguros sobre o atendimento às pessoas e garantiremos a retomada da atividade econômica”, escreveu Witzel

O calendário de inauguração dos hospitais de campanha foi modificado pela quarta vez nesta quinta-feira (21). Já são 21 dias de atraso para a entrega das unidades que deveriam ajudar a salvar pacientes com a Covid-19.

O novo cronograma de inaugurações agora vai até o dia 18 de junho, segundo a Organização Social Iabas, contratada pelo governo para gerir as unidades. Todos os hospitais deveriam estar funcionando desde 30 de abril.

Das sete unidades previstas, apenas o Hospital do Maracanã começou a funcionar, mesmo assim de forma parcial. Há 107 pacientes internados, sendo 35 na UTI. O número de pacientes diminuiu após a denúncia de médicos sobre falta de respiradores e medicamentos.

Em nota, a organização Iabas, contratada pelo estado para construir os hospitais de campanha, disse que os 400 leitos do Hospital do Maracanã estão disponíveis. A ocupação dos leitos, prossegue a organização social, é definida em conjunto com a secretaria de Saúde, de acordo com o quadro clinico dos pacientes.

Nesta semana, o novo secretário de saúde afirmou que a unidade não deve receber mais pacientes com coronavírus porque a unidade é específica para tratamento de tumor cerebral.

Veja abaixo as datas das próximas inaugurações:

São Gonçalo – 27 de maio
Nova Iguaçu – 29 maio
Duque de Caxias – 1º de junho
Nova Friburgo – 7 de junho
Campos dos Goytacazes – 12 de junho
Casimiro de Abreu – 18 de junho

Fonte: G1

Nenhum comentário: