Passageiros desembarcam na estação de trens Central do Brasil usando máscaras. Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo
RIO — O Brasil ultrapassou nesta terça-feira o número de 147 mil mortes por Covid-19, mostra o boletim das 20h do consórcio de veículos de imprensa. Nas últimas 24 horas foram registrados 798 óbitos causados pelo novo coronavírus, totalizando 147.571. O país contabilizou também 30.454 novos casos da doença, elevando para 4.970.953 infectados.O país contabilizou uma média móvel de 652 mortes por Covid-19. Desde 23 de setembro, o cálculo está abaixo de 700. A "média móvel de 7 dias" faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.
O Brasil tem cinco estados com tendência de alta para as mortes por Covid-19: Acre, Amazonas, Amapá, Ceará e Roraima.
O Distrito Federal e 16 estados apresentam tendência de estabilidade: Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.
Cinco estados demonstram queda: Bahia, Pará, Paraíba, Rondônia e Tocantins.
O consórcio de veículos de imprensa é formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo e reúne informações das secretarias estaduais de Saúde divulgadas diariamente até às 20h.
A iniciativa dos veículos da mídia foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde.
A pasta divulgou no início desta noite seu boletim que contabiliza 819 mortes por Covid-19, totalizando 147.494 óbitos causados pelo novo coronavírus. Há também 41.906 novos diagnósticos, elevando para 4.969.141 o número de infectados no país.
Extra/Show Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário