A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou uma reunião com coordenadores dos órgãos responsáveis pela rede de proteção social no município. O encontro aconteceu nesta semana, na sede do órgão, e objetivou alinhar a execução dos serviços de cadastramento e recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico).
O CadÚnico é instrumento de porta de entrada para programas sociais do Governo Federal, como por exemplo, o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Contribuição Social para o INSS, Benefício de Prestação Continuada (BPC), ID Jovem e Carteira do Idoso.
Uma das novidades é a emissão da Carteira do Idoso por canal digital, criada pelo Governo Federal, facilitando o acesso ao documento, através do endereço eletrônico https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/. Aqueles que não tiverem acesso a tecnologia, poderão solicitar auxílio no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência.
Participaram da reunião a gerente de Proteção Básica, Vitória Alves; a gerente de Proteção Básica Especial, Rafaela Rodrigues; a coordenadora do Cras Centro, Greicy Santos; coordenadora do Cras Praça João Pessoa, Nilma Mendes; coordenadora do Cras Ilha dos Mineiros, Ruth Melo; coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Bárbara Maria; e coordenadora do Programa Bolsa Família, Joselma Cavalar.
A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou que o município tem procurado identificar famílias com realidade socioeconômica de baixa renda, a fim de serem inseridas em algum programa social, visando a redução destas vulnerabilidades sociais.
Ascom SFI-RJ/Show Francisco



Nenhum comentário:
Postar um comentário