quinta-feira, 29 de julho de 2021

Rio terá público nos estádios em setembro, boates em outubro e liberação de máscaras em novembro

Covid-19: Rio anuncia novo plano de flexibilização Foto: Felipe Grinberg / Agência O Globo/Felipe Grinberg

A prefeitura do Rio anuncia na tarde desta quinta-feira um novo plano de flexibilização das medidas de restrição da cidade. Sob o nome da campanha "Rio de Novo, um ano de reencontros", o plano prevê uma meta de vacinação de 90% de maiores de 18 anos, mais de 4,7 milhões de adultos.

— É fazer exatamente a mesma coisa quando lançamos o primeiro calendário de vacinação. Dar um norte de quando poderemos ter uma vida normal. Sabemos que há imprevisibilidades, mas ao olhar outras partes do mundo é possível fazer essa previsão. Temos um setor de turismo, bares e restaurantes como motor da economia que muito sofreu. Temos muita fé que podemos começar a caminhar — disse o prefeito Eduardo Paes.

— Sempre fizemos esse planejamento interno, mas agora estamos apresentando para a sociedade — disse o secretário de Saúde, Daniel Soranz.

No dia 2 de setembro, a primeira etapa prevê a liberação de eventos em ambientes abertos, mas com máscaras. Os estádios serão reabertos com 50% da ocupação exclusiva para pessoas com esquema vacinal completo. Na data, espera-se que 45% da população adulta estejam imunizados com as duas doses.

— A gente quer fazer um ano de celebração do fim da pandemia. É fundamental que as pessoas continuem se cuidando, termos uma alta cobertura vacinal em pessoas acima de 60 anos e com comorbidades — frisou Paes.

No dia 17 de outubro, para a segunda etapa, a previsão é de abrir boates e festas em locais fechados com o público usando máscara e para pessoas com esquema vacinal completo.

Já em novembro, há a previsão da liberação do uso de máscaras, sendo o item de proteção obrigatório apenas em transportes públicos e unidades de saúde.

— Isso só acontece com os respeitos das regras já impostas — salientou Paes.

A prefeitura também lançou datas de eventos a partir de setembro para "fazer um ano de celebração". Ruas serão fechadas e haverá DJs ao longo da orla.

— Tudo em lugar aberto — afirma Paes.
Calendário de eventos

No calendário programado de atividades a serem realizadas de 2 a 5 de setembro, estão previstos:

- fechamento de ruas para o trânsito

- eventos em polos gastronômicos

- iluminação, projeção e apresentações musicais

- DJs em diversos pontos da orla

- ponto facultativo na sexta-feira, dia 3

- manifestações culturais e artísticas em centenas de pontos do Rio com priorização de artistas locais

- atividades em áreas abertas de equipamentos culturais do município

- meia entrada nos principais pontos turísticos da cidade

- iluminação de pontos icônicos da cidade

- mapping e orquestra nos Arcos da Lapa

- programação especial na Cidade das Artes e na Cidade do Samba

- atividades em todas as vilas olímpicas

- Taça Renasce Rio: partida comemorativa com 50% de público

- meditação, tai chi chuan e yoga em praças e parques

- campeonato de futebol solidário em comunidades

- jogos de botequim

Paes também planeja a criação de um feriado municipal, em 2 de setembro, intitulado "Dia do Reencontro", para entrar no calendário da capital a partir do próximo ano:

— A prefeitura quer conduzir a primeira celebração em espaço público. Estou encaminhando um projeto de Lei para o Dia do Reencontro para 2 de setembro de 2022 — diz o prefeito.

Pelo atual decreto em vigor na capital, que tem validade até 9 de agosto, estão proibidos o funcionamento de boates e festas com vendas de ingresso. Bares e lanchonetes só podem atender clientes sentados com distância de 1,5 metro e mesas com até oito pessoas. As casas de shows e rodas de samba podem funcionar com lotação máxima de 40% em ambientes fechados e 60% em ambientes abertos.
Fonte Extra

Nenhum comentário: