terça-feira, 31 de agosto de 2021

Policiais Militares apreende vaso com três pés de Canabis na Ilha dos Mineiros em São Francisco de Itabapoana RJ

Nesta segunda feira, 30, por volta das 11 horas a guarnição comando Delta quando em patrulhamento recebeu denúncia de que um elemento de iniciais  R.J.B.L cultivava pés de Canabis sativa no quintal de sua residência, na Rua 2, na localidade de Ilha do mineiros em São Francisco de Itabapoana. A guarnição do Delta/14 de Santa Clara procedeu ao local onde obtêve êxito em arrecadar um vaso com 3 pés da citada planta, visto isso policiais procedeu a DP, onde o mesmo foi autuado no ART.28, Lei 11.343, ouvido e liberado.
Fonte PM

Semana do Pescado em setembro quer incentivar o consumo e fortalecer a indústria pesqueira


Firjan e o Siperj apoiam a iniciativa que busca estimular a economia e fortalecer o setor no Rio de Janeiro



Para incentivar o consumo de pescado no Rio e em todo o Brasil, empresários do setor lançam a Semana do Pescado, que vai se estender de 1 a 15 de setembro. Este é o 18º ano da campanha, que nasceu do extinto Ministério da Pesca e Aquicultura. A Firjan e o Sindicato da Indústria do Pescado do Estado do Rio (Siperj) apoiam a iniciativa que tem o objetivo de incentivar o consumo, estimular a economia e fortalecer a indústria pesqueira no Rio de Janeiro.

“Desde que foi fechado o entreposto pesqueiro na Praça XV, no Centro do Rio, desarticulou-se toda a estrutura das embarcações, das indústrias, da mão de obra. Além desse problema, há o desgaste grande com a legislação tributária. Nosso ICMS não prevê o crédito presumido”, pontua Sérgio Ramalho, presidente do Siperj. O pescado fluminense sofre concorrência forte dos produtos de outros estados, como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, e acaba vendendo menos do que as empresas dessas regiões.

Com apoio dos pescadores, das indústrias de pescados, dos setores de supermercados e de bares e restaurantes, a Semana pretende criar uma cultura do consumo de pescado. Aumentar a demanda vai estimular toda a cadeia de produção, gerar empregos, renda e desenvolver o grande potencial produtivo nas áreas da aquicultura e da pesca. “Estamos unidos para impulsionar a mensagem: ‘Coma mais peixes’. Os comerciantes participantes darão descontos para quem comer peixe nesta quinzena, inclusive o Mercado São Pedro, em Niterói, que está de braços dados com o Siperj, fazendo a divulgação”, conta Ramalho.

A Semana do Pescado vai realizar vários eventos simultâneos, focados do fomento ao consumo. Em 2021, a proposta é descentralizar as ações dos grandes centros de produção e consumo, para atingir todas as cidades do estado do Rio. Com ajuda da federação, o Siperj pretende divulgar ao máximo a campanha. “Estamos incentivando também a produção de peixes em águas interiores, com o desenvolvimento, por exemplo, da tilápia, de trutas e outras espécies, destaca Ramalho.

Para mais informações acesse: www.semanadopescado.com.br.

Felipe Sáles
Assessor de Imprensa
Gerência de Imprensa e Conteúdo (GIM)
Firjan Norte e Noroeste Fluminense
(22) 99870-0358
www.firjan.com.br

RIOCAP: Entrega prêmios aos ganhadores de São Francisco de Itabapoana RJ

Acreditou, comprou, ganhou!!!!

MEI: veja como regularizar as dívidas com a Receita, que prorrogou o prazo para pagamento até o dia 30 de setembro

Hora de refazer as contas/Fernanda Trisotto

Com a prorrogação pela Receita Federal do prazo para que as dívidas fiquem em dia, os microempreendedores individuais (MEIs) têm agora até o dia 30 de setembro para regularizar débitos de tributos com a União (INSS e outros), estados (ICMS) e municípios (ISS) antes de serem incluídos na dívida ativa. Inicialmente esse período venceria hoje. Confira como resolver logo as pendências.

Atualmente, o Brasil possui 12,4 milhões de MEIs ativos, sendo que 44 milhões estão com pagamento de tributos em atraso. Esses débitos somam R$ 5,5 bilhões.

Tanto o pagamento quanto o parcelamento dessas dívidas podem ser feitas diretamente no Portal do Simples Nacional. Já o app do MEI permite a emissão da guia para pagamento de débito.

Como ficar no azul

1) Como consultar o débito
O MEI que está com impostos em atraso pode consultar seus débitos pelo site do Simples Nacional, buscando o PGMEI (versão completa). É preciso ter certificado digital ou código de acesso, e selecionar a opção "Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei”. Esta opção também permite a geração do DAS para pagamento.

2) Pagamento ou parcelamento da dívida
Para efetuar o pagamento dos débitos, o contribuinte pode quitar de uma vez só ou parcelar a dívida. Para efetuar o pagamento, é preciso gerar um Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) no Portal do Simples Nacional. Esse documento também pode ser emitido pelo app MEI, que está disponível para celulares Android ou iOS.

O Sebrae também preparou um material para tirar as dúvidas dos empreendedores para o parcelamento de débitos do MEI. Basta acessar a página de Políticas Públicas e selecionar a opção "obrigações tributárias".

3) Prazo para regularização
O pagamento ou parcelamento precisam ser efetuados até o dia 30 de setembro. A partir de outubro, a Receita Federal vai encaminhar os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) para inscrição em dívida ativa, que será cobrada na justiça acrescida de juros e outros encargos previstos em lei.

4) Não paguei a dívida. O que acontece?
A partir de outubro, o Fisco vai encaminhar os débitos à dívida ativa dessa forma:

- Dívidas previdenciárias (INSS) e tributos federais: a dívida é encaminhada para a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), responsável por fazer a inscrição em dívida ativa da União. Há acréscimo de 20% a título de encargos.

- Dívidas relativas a tributos municipais (ISS) e estaduais (ICMS): serão transferidas para o municípios ou estado, para inscrição na dívida ativa daquele ente. Os acréscimos de encargos variam de acordo com a legislação de cada local.

Após a inscrição em dívida ativa, o pagamento do débito muda. No caso de dívidas com a União, é preciso gerar um documento específico, o DAS DAU. Para débitos de ISS ou ICMS, o contribuinte deve procurar o município ou estado responsável pelo tributo para fazer a emissão da guia de pagamento.

5) Quais são as penalidades para quem é inscrito na dívida ativa?
De acordo com a Receita Federal, além da cobrança judicial do débito, há outras consequências para quem é inscrito na dívida ativa. Uma possibilidade é a de deixar de ser segurado do INSS, perdendo acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio doença, por exemplo.

O contribuinte também pode ser excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pelo Fisco, estados e municípios. Esse microempreendedor também pode ter dificuldades para obter financiamentos e empréstimos. Apesar das sanções, não há cancelamento do CNPJ.
Fonte Extra

Moradores que receberam vacina contra poliomielite em SJB serão imunizados nesta terça

Divulgação

Ao todo, 44 pessoas receberam a vacina contra a poliomielite

Os 44 moradores de São João da Barra, que receberam a vacina contra a poliomilelite em vez da dose contra a Covid-19, serão imunizados nesta terça-feira (31). A informação foi confirmada pela prefeitura.

A troca das vacinas aconteceu na Estratégia de Saúde da Família da Nova São João da Barra, na área central da cidade, no último dia 17 de agosto. De acordo com a Prefeitura, o erro foi admitido por uma servidora, que interrompeu as aplicações assim que notou o equívoco e comunicou ao setor responsável.

Ainda segundo a Prefeitura, a servidora da unidade disse ter se confundido no momento de separar os frascos.

A vacina contra a poliomielite foi aplicada tanto em quem deveria ter recebido a primeira dose quanto em quem foi ao local para tomar a segunda dose do imunizante.poliomielite. Os moradores, com idades entre 21 e 44 anos, foram avisados sobre a troca e fizeram o reagendamento da aplicação.

Entre os imunizados com a vacina errada estavam tanto quem deveria ter recebido a primeira dose quanto quem foi ao local para tomar a segunda dose do imunizante.

O retorno para a vacinação correta da Covid-19 está marcado para esta terça-feira entre 8h30 e 11h na policlínica municipal, que fica no centro da cidade.

ENTENDA O CASO:

Quarentena e quatro pessoas tomaram vacina de poliomelite no lugar da Covid-19, em SJB
Fonte: G1

Oito comerciantes detidos em operação contra pirataria em Cabo Frio

Divulgação

Oito estabelecimentos foram flagrados

Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) realizaram, nesta segunda-feira (30/08), uma operação em Cabo Frio, na Região dos Lagos, contra a venda de produtos piratas. A ação aconteceu após denúncias e um trabalho de investigação.

Segundo os agentes, vários estabelecimentos comerciais foram fiscalizados. Oito lojas foram flagradas vendendo produtos piratas, entre peças de vestuário e acessórios para celulares. Os responsáveis foram detidos e indiciados pelos crimes contra a propriedade imaterial. A mercadoria apreendida foi encaminhada para perícia.
Fonte: Governo do Estado

Previsão de ventos e chuvas fortes em São João da Barra até quinta-feira

Divulgação
Alerta vai até a quinta-feira e Defesa Civil se mantém em atenção

A Defesa Civil Municipal de São João da Barra, informou nesta segunda-feira (30/08), que se mantém em alerta devido à possibilidade de ventos fortes, de até 74 km/h, e de chuva de 50 milímetros em São João da Barra até quinta-feira. Neste período a recomendação aos pescadores é evitar sair com as embarcações para o mar. Há também risco de destelhamentos e queda de árvores.

O comunicado dos ventos fortes foi emitido pela Marinha e o de chuvas pela meteorologia do governo do Estado.

A Defesa Civil coloca à disposição para emergência os seguintes números: 199; 2741-8370; 99915-3153 (ligações e whatsapp).
Fonte: Prefeitura de São João da Barra

INSS começa a pagar nesta quarta-feira benefício de quem recebe mais de R$ 1.100; pagamento de 14º salário é fake news

O calendário de pagamento do INSS vai até o dia 8 de setembro Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem benefícios acima de um salário mínimo (R$ 1.100) começam a receber o pagamento mensal — referente a agosto — nesta quarta-feira (dia 1º). Os primeiros a sacar serão os que têm finais de benefício 1 e 6. Além disso, nesta terça-feira (dia 31), os segurados que ganham o piso nacional (até R$ 1.100) e têm benefícios terminados em 5 terão o crédito em conta. Mas atenção: este pagamento não inclui a antecipação de abono de fim de ano, que já foi paga no primeiro semestre deste ano. Também não há pagamento de 14º salário, como circula nas redes sociais. Esse adicional sequer foi aprovado pelo Congresso Nacional.

Os pagamentos das duas faixas de benefício (acima e abaixo do mínimo) seguirão até o dia 8 de setembro. Para saber quanto vai receber, basta acessar o aplicativo ou o portal Meu INSS e selecionar a opção "Extrato de pagamento de benefício".

O advogado Marcelo Amorim chama a atenção para a necessidade de aposentados e pensionistas ficarem de olho no extrato de pagamento:

— No documento, é possível acompanhar descontos e créditos feitos no benefício. Tivemos casos de pessoas que estavam sendo descontadas por empréstimos consignados que nunca contrataram.

Embora anúncios e vídeos estejam circulando em redes sociais e na internet sobre pagamento de 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS, inclusive utilizando inadvertidamente imagem de jornalistas, o governo não confirma o pagamento.

O Projeto de Lei 3.657 apresentado ao Congresso Nacional pelo senador Paulo Paim (PT-RS) propõe o pagamento do 14º salário a segurados do INSS, mas a proposta está parada no Senado.

O governo alega que é preciso indicar de onde virão os recuros para o pagamento extra do abono, segundo uma fonte de Brasília.

O senador rebate:
— O governo pode retirar os recursos da PEC 10/2020, que foi aprovada e que trata de recursos emergenciais. A proposta, agora Emenda Constitucional 106, criou um regime extraordinário fiscal e financeiro para vigorar durante o estado de calamidade pública provocada pela pandemia de coronavírus.

Além da emenda, segundo um assessor legislativo, o Artigo 195 da Constituição Federal também prevê fonte de custeio:

— Está na Carta Magna que a Seguridade Social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, das contribuições sociais de empregadores (que incide sobre a folha de salários, o faturamento e o lucro) e dos trabalhadores, e da receita de concursos de prognósticos.

Calendário de pagamentos
Benefício de até um mínimo
Final do benefício Data

5 31 de agosto
6 01 de setembro
7 02 de setembro
8 03 de setembro
9 06 de setembro
0 08 de setembro

Benefício maior do que R$ 1.100
Final do benefício Data

1 e 6 01 de setembro
2 e 7 02 de setembro
3 e 8 03 de setembro
4 e 9 06 de setembro
5 e 0 08 de setembro
Fonte Extra

Capela alvo de furto e vandalismo vandalismo

Divulgação

Foram levados vários objetos pertencentes a capela

Mais um templo foi alvo de ação criminosa na Diocese de Campos, desta vez o furto aconteceu na Capela São Sebastião, no bairro Ferreira, na cidade de Santo Antônio de Pádua, noroeste fluminense. De acordo com o pároco Pe. Paulo Henriques Barreto, que esteve na capela, foram levados dois anjos, que ficavam ao lado do sacrário, que não estava sendo utilizado, também foram levados o ostensório, uma âmbula e o cálice. Para ter acesso ao interior da capela, os suspeitos arrombaram a porta lateral, que era reforçada, a suspeita é que utilizando um pé de cabra.

Em vídeo postado nas redes sociais, o sacerdote falou do vandalismo e a importância da segurança do patrimônio histórico e religioso. “Nós pensamos sempre no Santíssimo Sacramento, para não vandalizar, porque para nós a comunidade é um território sagrado, um território de Deus. Peço aos católicos, caso alguém queira vender produtos do tipo denuncie. Pedimos ao poder público a ajudar a vigiar o que é do povo”, afirmou o Pe. Paulo Henriques. O crime foi registrado na 136º Delegacia Legal de Santo Antônio de Pádua.

Em junho deste ano, o furto foi na localidade de Martins Laje, que fica próximo a BR 356, no trecho que liga as cidades de Campos à São João da Barra.

Em fevereiro, a Capela de Santo Amaro, no distrito de Tocos, na baixada campista, teve as grades das janelas cerradas para que os invasores pudessem ter acesso ao interior do templo.
Fonte: Diocese de Campos

Mulher perde mais de R$12 mil em golpe de "agência de marketing"

Ururau

Caso foi registrado como estelionato

A 134ª Delegacia de Polícia (Centro), alertou através de suas redes sociais, sobre um golpe que está sendo aplicado, utilizando a internet e que fez uma mulher residente em Campos perder mais de R$12 mil.

Segundo o relato da 134ª, a vítima informou que estava investindo na plataforma UU NEWS CHANNEL que diz ser uma agência de marketing de primeiro nível para plataformas sociais como Tik tok, Kwai, Youtube, Ins, Facebook, Amazon, Mercado livre, Americanas e OLX. Ainda segundo a vítima, desde do dia 31/07/2021, sábado, ela começou a investir nessa plataforma. Ela realizou vários depósitos para essa plataforma, que totalizam mais de R$12.000,00 mil reais nas contas indicadas pela empresa UU NEWS CHANNEL.

A vítima informou que os depósitos, inicialmente, eram realizados na conta em nome da WORKING COMERCIAL ELETRONICOS EIRELLI, após passou para a conta também do Banco Bradesco e agência, porém na conta 0000000007502-7, no nome de AMILI COSMETICOS EIRELI, e, por último, na conta 0131/122432, tendo como titular CLIMATA COMERCIO E ACESSORIOS EIRELI, também do Banco Branco Bradesco e Agência 0131 – Centro – São Paulo - SP. Informa que para justificar a mudança, constante, de contas no mesmo banco, a preposta da UU NEWS CHANNEL disse que seriam parcerias novas e melhores para a empresa. No dia 15/08/2021, a plataforma UU NEWS CHANNEL bloqueou o acesso e prendeu o dinheiro de todos os seus clientes, inclusive o dinheiro dessa vítima.

A 134ª Delegacia registrou o caso como estelionato e está realizando a investigação do caso.
Fonte: Ururau

Idoso não resiste e morre após ser atingido por ônibus em trecho urbano da BR-101

A vítima chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Ferreira Machado


(Foto: Reprodução/SF Notícias)

Um idoso não resistiu e morreu após ser atingido por um ônibus na noite desta segunda-feira (30), na Rua Rocha Leão, trecho urbano da Rodovia BR-101, no bairro Caju, em Campos. A vítima – sem identificação – estava de bicicleta e chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Ferreira Machado.

O caso foi registrado na 134ª Delegacia do Centro de Campos para investigação e o corpo será levado nesta terça-feira (31), para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos.
Fonte Terceira Via

Polícia Civil solicita imagens para identificar motoristas que atropelaram estudante e fugiram do local

Maria Eduarda estava de moto e foi atingida por dois carros quando saiu do trabalho e voltava para casa

Maria Eduarda

A Polícia Civil de Campos trabalha para identificar e localizar motoristas que atropelaram a jovem Maria Eduarda Santos, de 20 anos, na madrugada de sábado (28), na BR-101, próximo a passarela, em Guarus.

A jovem estava de moto e foi atingida por dois carros quando saiu do trabalho e voltava para casa. Os motoristas fugiram sem prestar socorro. O corpo de Maria Eduarda foi enterrado na tarde deste domingo (29), no cemitério de Travessão, em Campos (LEIA MAIS).

Segundo a Polícia Civil, as imagens já foram solicitadas para a identificação dos motoristas. A expectativa dos investigadores é de que as câmeras de monitoramento possam ter flagrado os carros que atropelaram a jovem que voltava para casa depois do trabalho.

Ainda de acordo com a Polícia, não é possível divulgar mais detalhes para não atrapalhar as investigações.
Terceira Via

Aposentada aguarda cirurgia pelo SUS há um ano e três meses

Sônia Maria Rocha Santos, de 60 anos, diz que não consegue andar, sente fortes dores e recorreu à Defensoria Pública



A aposentada Sônia Maria Rocha Santos, de 60 anos, aguarda, há um ano e três meses, uma cirurgia para retirada de um cateter pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Campos, e luta na Justiça para conseguir o direito. Enquanto a decisão não sai, ela conta que sente dores, não consegue andar e está tomando remédios fortes desde então.

O drama de Sônia começou em maio de 2020 quando foi diagnosticada com cálculos renais. No Hospital Geral de Guarus (HGG), ela foi submetida a uma cirurgia para introdução de um cateter e, assim, conseguir expelir as pedras.

Porém, mesmo se livrando dos cálculos, teria que passar por nova cirurgia para retirada do cateter. “Foi então que voltei ao HGG para marcar o procedimento e fui orientada a aguardar alguns dias porque estávamos no auge da Covid-19 e o risco de contaminação do vírus no hospital era alto. O médico também me tranqüilizou informando que eu poderia ficar até seis meses com o cateter”, disse.
Passados um ano e três meses, o cateter está calcificado. “Não tenho condições de pagar uma cirurgia. Mesmo na pandemia estava indo ao hospital com freqüência para ver se conseguia agendar a operação. Sem esperanças, procurei a Defensoria Pública, em Campos, e continuo na luta para conseguir operar com uma decisão judicial”, contou.

De acordo com Sônia, a Justiça solicitou que ela fizesse orçamento em clínicas da cidade e, depois, nos hospitais filantrópicos. O processo está em andamento. “Já fiz tudo o que me foi pedido e a reposta não sai. Tem hospital que respondeu ao ofício do Defensor informando que não faz o procedimento. Outra unidade cobrou R$ 14 mil. Estou aguardando e, enquanto isso, estou de cama, sem poder andar. Estou urinando sangue e sinto muitas dores, sem contar na ingestão de remédios fortes diariamente”, lamentou a aposentada.

O Jornal Terceira Via fez contato com a Prefeitura de Campos e com a assessoria de imprensa da Defensoria Pública e aguarda posicionamentos.

Servidores municipais de Campos vão receber salário de agosto após feriado da Independência

Pagamento será escalonado em três dias, a começar pelos profissionais da Educação; veja o calendário



A Prefeitura de Campos informou, em seu site, que vai efetuar o pagamento referente ao mês de agosto dos servidores municipais entre os dias 8 e 10 de setembro. Devido ao feriado nacional de 7 de setembro, na próxima terça-feira, em comemoração à independência do Brasil, o pagamento será em três dias, seguindo calendário estabelecido.

O primeiro grupo a receber será os profissionais da Educação na quarta-feira (8). Com o pagamento do funcionalismo, a prefeitura estará injetando mais R$ 85 milhões na economia local neste período.

Com o pagamento em três dias, a prefeitura estará antecipando em um dia o pagamento dos prestadores de serviço em Regime de Pagamento Autônomo (RPA). Na quinta-feira (9), receberão os aposentados e pensionistas e, na sexta-feira (10), recebem os demais servidores, incluindo os cargos comissionados e prestadores de serviço que recebem em RPA. “Este mês, devido ao feriado de 7 de setembro, estaremos efetuando o pagamento dos servidores em três dias”, informa o secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira.

Em oito meses, mesmo com a crise econômica, agravada pela pandemia da Covid-19, e todas as dificuldades, a atual gestão estabeleceu um calendário, que vem mantendo em dia o pagamento dos servidores. Além das oito folhas deste ano, a prefeitura também, já pagou o mês de dezembro do ano passado e o restante do 13º salário referente a 2020.
“Com o pagamento destas 10 folhas este ano, incluindo o que havia ficado pendente de 2020, além de estarmos em dia com os servidores, em respeito e valorização ao trabalho deles, a Prefeitura de Campos também já injetou R$ 829 milhões na economia, garantindo a manutenção de milhares de empregos no setor produtivo”, explica o secretário, ressaltando que a meta do prefeito Wladimir Garotinho é pagar 15 folhas em 12 meses.

O secretário lembra, ainda, que a prefeitura está iniciando o processamento para pagamento da primeira parcela do 13º referente a este ano. “Atendendo determinação do prefeito, que anunciou durante sua prestação de contas dos 180 dias de governo, a prefeitura está começando o processamento da folha da metade do 13º salário deste ano para pagamento em outubro”, destaca Wainer, acrescentando que a prefeitura concluiu o pagamento do auxílio funeral e começou a pagar rescisões dos servidores falecidos, que não estavam sendo pagos desde 2017.

CALENDÁRIO
Quarta-feira (08/09) – Educação
Quinta-feira – (09/09) – Aposentados e Pensionistas
Sexta-feira – (10/09) – Demais Servidores, incluindo cargos comissionados e RPAs
Ascom

Campos tem um total de quatro casos da variante Delta e deve aplicar terceira dose de vacina em idosos ainda em setembro

Três casos foram confirmados nesta terça e o quarto é de um campista que retornou de viagem da Índia

Foto: divulgação
O número de casos da variante Delta em Campos está em quatro. O primeiro foi de um campista que chegou da Índia, no mês de maio de 2021; o segundo e o terceiro são idosos de 80 e 66 anos e o quarto caso é de um homem de 39 anos. As confirmações foram divulgadas à Imprensa nesta terça-feira (30). Porém, a Secretaria de Saúde de Campos acredita e trabalha com a hipótese de que haja um número bem maior. Por isto, trabalha com seqüenciamento genômico para novas confirmações. Com os dados oficiais, a Prefeitura de Campos pretende começar, no mês de setembro a aplicar a terceira dose de vacina em idosos que se vacinaram até o mês de fevereiro de 2021.

“Este é o nosso planejamento, mas tudo vai depender da quantidade de vacinas que vamos receber do Governo do Estado do Rio de Janeiro”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Rodrigo Carneiro.

Sobre as infecções com variante Delta, Carneiro afirma que o Município está fazendo rastreio domiciliar com os familiares destes pacientes. Ele ainda informou que os infectados com a Delta não ficaram em estado grave e alerta para os sintomas diferenciados em relação as cepas iniciais do coronavírus identificadas no início da pandemia. “Sabemos que a variante Delta é mais sistêmica. Isto quer dizer que os doentes apresentam não só sintomas respiratórios, mas também dores de cabeça e no corpo, além de prostração, mais acentuadas que as outras cepas”, disse.

As amostras dos três pacientes infectados mais recentemente, coletadas entre os dias 8 e 10 de agosto, fazem parte do estudo do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Ferreira Machado (HFM), coordenado pela Vigilância Epidemiológica e Superintendência de Informações Estratégicas de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde. Os pacientes de 80 anos e 39 anos já receberam alta hospitalar. O primeiro está com esquema vacinal completo, enquanto que o segundo não há registro de vacina. Já a idosa de 66 anos encontra-se internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela tem registrado somente a primeira dose da vacina.

Carneiro também informou que a Delta não é mais letal, mas tem capacidade 100% maior de infectar. “Por isso não vamos afrouxar as medidas de prevenção, muito pelo contrário, vamos manter a fase amarela e orientar que todos evitem aglomeração, locais com grande circulação de pessoas, higienização das mãos e uso de máscara”, reforçou o diretor (Clique aqui).
Fonte Terceira Via

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Reunião define últimos detalhes para o 1º Festival de Peixes e Frutos do Mar


Representantes dos comércios do 1º Festival de Peixes e Frutos do Mar de São Francisco de Itabapoana (SFI) se reuniram com o vice-prefeito Raliston Souza nesta segunda-feira (30), na sala de reuniões da prefeitura. O encontro definiu os últimos detalhes do evento.

A principal novidade é o desconto para clientes que apresentarem comprovante de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). O benefício será concedido exclusivamente nos pratos promocionais de cada estabelecimento, cujos valores variam entre R$ 20 e R$ 80.

“Além de promovermos nosso turismo, nossa pesca e gastronomia, vamos destacar a importância da vacina para superarmos a pandemia. Eu e a prefeita Francimara Barbosa Lemos contamos com a participação de todos”, afirmou Raliston.

Foi apresentada aos presentes toda a estrutura de divulgação desenvolvida pela prefeitura através da Assessoria de Comunicação (Ascom SFI), como é o caso dos panfletos que serão distribuídos no portal da cidade na sexta-feira (3) e no sábado (4). O material trará todo o cardápio do festival, promovido por intermédio das secretarias municipais de Pesca e de Turismo, Indústria e Comércio (SecTur) em parceria com a Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Além disso, um banner será instalado na fachada de cada um dos estabelecimentos participantes para identificar que eles compõem o festival.

O encontro contou ainda com a participação do secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, e a subsecretária municipal de Saúde, Thayna Rissa. Ambos reafirmaram a necessidade de cumprir as regras de prevenção à Covid-19, como uso de máscara, distanciamento entre mesas e disponibilização de álcool em gel.


Ascom SFI-RJ/Show Francisco