terça-feira, 7 de setembro de 2021

Dia da Independência sem tradicional desfile cívico e com manifestações

Cerimônia comemorativa do 7 de Setembro / Marcelo Camargo/Agência Brasil

As celebrações pelo Dia da Independência, nesta terça-feira (07), não terão o tradicional desfile militar na Esplanada dos Ministérios. Em tempos de pandemia de Covid-19, a data será comemorada com uma cerimônia de hasteamento da bandeira nacional no Palácio da Alvorada, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. O dia também promete ser marcado por manifestações. Na noite dessa segunda-feira (06), apoiadores de Bolsonaro chegaram a furar um bloqueio da polícia militar e invadiram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O esquema de segurança do governo do Distrito Federal não permitia a entrada de veículos no local.

O início da cerimônia será com chegada de 18 paraquedistas, que pousarão no Palácio da Alvorada para entregar, ao presidente, a bandeira brasileira. Em seguida será executado o Hino Nacional, para o hasteamento da bandeira, seguido de uma salva de 21 tiros de canhão. Ao final da cerimônia, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação nos céus da capital federal.

Invasão na Esplanada dos Ministérios
Por volta das 20h dessa segunda, caminhoneiros e demais manifestantes pressionaram policiais para ultrapassar o bloqueio formado na Esplanada dos Ministérios e conseguiram acesso. Grades de segurança ao longo da via foram retiradas pelo grupo.
Por volta das 22h50, manifestantes e caminhões estavam na altura do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, nas proximidades do Congresso Nacional. Policiais impediam a passagem para que o grupo não chegasse à Praça dos Três Poderes.
Os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro estão em Brasília para participar de um ato de 7 de setembro, convocado pelo próprio presidente. De acordo com a Polícia Militar houve invasão, mas a situação está contornada.
Com informações da Agência Brasil e G1

Nenhum comentário: